Música e Monumentos pela Banda União Musical Paramense

Foi no Auditório da Academia de Música de Espinho, que a Banda União Musical Paramense se apresentou para um grandioso espetáculo, de grande “Música e Monumentos”, espetáculo este inserido no programa “garantir cultura” uma iniciativa da confederação musical Portuguesa com o alto patrocínio do Exmo. Presidente da República dr. Marcelo Rebelo de Sousa.
Com casa cheia e de entrada gratuita, o concerto realizou-se no passado dia 17 de Outubro, com a batuta do Maestro Manuel Silva, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias e demais entidades do concelho.
O programa começou com uma homenagem a Alfred Reed, este compositor americano, tem mais de duzentas obras publicadas para banda, orquestra e coro. Teve ainda uma carreira intensa como maestro convidado de agrupamentos de todo o mundo.
Ouviu-se uma peça intitulada “Sinfonietta Galaica” do compositor Nelson Jesus, peça esta que foi uma encomenda par o Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que se realiza em Novembro, onde mais uma vez a Banda de Paramos irá participar.
O momento alto da tarde foi o quarteto de saxofones interpretar com a banda a peça “jeu de Cartes” do compositor Bart picqueur, sendo esta uma estreia nacional.

Por Filipe Couto