Novo circo e muita música no Auditório de Espinho

Novo circo e muita música no Auditório de Espinho

Entre o final de Setembro e até Dezembro, são muitas as propostas do Auditório de Espinho | Academia. Há espaço para jovens solistas em ascensão, para a música nacional e internacional ou para um espectáculo de teatro de objectos.

Aos já anunciados Orquestra de Jazz de Espinho e Mário Costa (bateria), o espectáculo de novo circo e magia “Le Fumiste”, o norte-americano William Tyler e Kyle Eastwood, o filho do renomado actor e realizador Clint Eastwood, juntam-se Jay-Jay Johanson a 12 de Outubro e o concerto da Orquestra Clássica de Espinho com Leia Zhu, uma violinista com apenas 12 anos, a 22 de Novembro.

Assinalando mais um evento de Anta – Capital do Violino, a jovem prodígio do instrumento participará enquanto solista com a Orquestra Clássica de Espinho, num momento em que o Concerto para violino do compositor finlandês Jean Sibelius, uma das grandes obras violinísticas do século XX, vai estar em evidência.

Um palco em português chega com as Sopa de Pedra a 23 de Novembro. Com o grupo vocal feminino vai ao encontro de todos os cantos e recantos de Portugal e de cantautores como Zeca Afonso, José Mário Branco, João Loio e Amélia Murge, inspirações para o repertório do colectivo.

A 30 de Novembro, o espanhol Alberto Montero dá voz ao seu mais recente álbum La Catedral Sumergida (2018), um disco onde se encontram Debussy, a música psicadélica e a pop. Acompanhado por um quarteto de cordas da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), a noite vai ser dedicada a descobrir a profunda inquietação da música do artista.

O mês de Dezembro é dedicado às estruturas da casa. No dia 13, a Orquestra de Jazz de Espinho e o trombonista Nils Wogram revisitam a sonoridade clássica das sessões dos anos 50 e usam Work Smoothly (2018), o último disco do músico, como pano de fundo para as improvisações do trombonista.

A 21 e 22 de Dezembro celebra-se o Natal com a Orquestra Clássica de Espinho e o Coro Crescendo da Academia de Música de Espinho (AME), uma formação criada no início deste ano lectivo. As duas sessões do concerto acontecem às 21h30 e 18h00, respectivamente, e cumprem a tradição com um programa dedicado à época natalícia.

Arranca, assim, a 27 de Setembro a programação do Auditório de Espinho | Academia para a próxima temporada. A jovem trompista Cristiana Neves, uma ex-aluna da EPME,  em colaboração com a Orquestra Clássica de Espinho, dão o mote para a próxima temporada da sala e para a celebração do 30.º aniversário da escola.

Artigos Relacionados