13.2 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Paróquias de Espinho recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Na passada segunda-feira à noite, 3 de outubro, Espinho abriu os braços para acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Espinho não mais esquecerá este dia com a chegada da cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani”.

Foi vivido nas freguesias do concelho um momento absolutamente único na sua história ao receber os símbolos da JMJ, numa peregrinação que tem percorrido diversas vigararias.

Esta noite de festa e de muita oração, começou pelas 20 horas em Paramos e só terminou, já passava da 1 da manhã, em Guetim. A cruz e o ícone mariano começaram na Igreja de Paramos, naquela que foi a primeira etapa da peregrinação dos símbolos JMJ em Espinho, seguindo-se depois até à Igreja de Silvalde, depois foram recebidos na Capela de Santa Maria Maior em Espinho. Depois os símbolos foram transportados a pé, pela rua 19 até à avenida 32 (com o apoio do Moto Clube de Espinho), pelos jovens da paróquia e pelo Padre Artur Pinto, tendo sido depois entregue ao Padre Pedro Rodrigues, para em procissão, levar os símbolos para a Paróquia de Anta.

Já no largo do Souto em Anta, os símbolos foram recebidos de braços abertos pela população que contou também com a participação da Tuna Musical de Anta. A última paragem foi na Paróquia de Guetim, com a reza do terço por todos os presentes.

Neste momento importante para as Paróquias do concelho, foram convidados a estarem presentes, o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis e a vereadora da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz.

Durante a manhã de dia 4 de outubro, os símbolos das Jornadas visitaram também as Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e a Escola Dr. Manuel Laranjeira, bem como o Hospital de Espinho.

De 1 a 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto numa corrente de oração, partilha e convívio pelas suas 22 vigararias. No dia 30 de outubro serão entregues à diocese de Setúbal.

Recordamos que a cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo. No ano 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa S. João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR