10.8 C
Espinho Municipality
Sábado, Novembro 26, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Primeiro dia do CINANIMA 2022

Começou na segunda-feira, 7 novembro, a 46ª edição do CINANIMA.

 

Os alunos das escolas do concelho foram os primeiros a chegar para as sessões de cinema de animação, que contam com o apoio das juntas de freguesia.

As sessões da tarde decorreram na Sala António Gaio e homenagearam, em retrospetiva, Piotr Kamler, o realizador polaco, que evoca tanto mitos ancestrais como ficção científica vanguardista, faz os seus filmes de forma artesanal.

A sessão Grande Panorama de Curtas-metragens, programada para este primeiro dia de CINANIMA, debruçou-se sobre a temática do ambiente e exibiu as curtas “Away from home”, “Coming home”, “Insect”, “Once there was a sea…”, “Pig” e “The Legend of the Goldhorn”, no Auditório do Casino de Espinho.

O dia terminou com a sessão de abertura do festival CINANIMA’22 no Centro Multimeios de Espinho. Paulo Patrício e Jorge Ribeiro apresentaram “Sweet Spot”: uma performance de cinema expandido onde se cruza música ao vivo, projeção, vídeo e desenho em tempo real.

Esta edição do CINANIMA concede um lugar de destaque à animação portuguesa, com duas longas-metragens e numerosas outras obras nacionais a concurso. Ao mesmo tempo, perspetiva o futuro da animação através do CINANIMALab, de várias instalações e de uma exposição holográfica. A programação desta edição inclui toda uma série de masterclasses, workshops, conferências e debates, apresentações de livros, instalações artísticas e exibição de exposições, das quais se destacam a exposição “Do outro lado da câmara, Os Demónios do meu Avô”, baseada na obra de Nuno Beato.

Latest Posts

spot_imgspot_img

AVISOS

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR