Decorreu hoje (9 de abril), o processo eleitoral da Assembleia Municipal Jovem de Espinho que permitiu aos estudantes do 4.º ao 12.º votarem naquelas que consideram ser as melhores propostas para a cidade, elegendo, desta forma, os seus representantes para as fases seguintes do projeto.
Assente num exercício de participação cívica ativa e responsável, os estudantes apresentaram as suas propostas e debateram ideias, fizeram campanha eleitoral (de acordo com as orientações de cada estabelecimento de ensino), elegeram e foram eleitos através de um ato eleitoral que os levou a experimentar um dos pilares da democracia, o voto.
A estreita articulação entre o Município e os estabelecimentos de ensino, bem como o empenho dos estudantes e das equipas docentes, tem permitido um envolvimento direto por parte das crianças e jovens, potenciando o seu conhecimento sobre os mecanismos democráticos e aproximando-os de uma efetiva participação cívica.
A AMJE é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Espinho, em articulação com a Assembleia Municipal de Espinho, dirigido a estudantes do 4.º ao 12.º ano que frequentem os seguintes estabelecimentos de ensino: Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Externato Oliveira Martins, Escola Profissional de Espinho, Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho.