Professora do AEMGA recebe Prémio Europeu eTwinning pela segunda vez consecutiva

McDonalds_530x80_baixonoticia
McDonalds_530x80_baixonoticia

Os vencedores das 4 categorias etárias e das 8 categorias especiais, de entre os 860 projetos enviados a concurso para os Prémios eTwinning 2019, foram divulgados no passado dia 19 de fevereiro. Portugal contou com a distinção de 3 premiados. Estes projetos são exemplos notáveis de qualidade, inovação, colaboração e integração curricular.

A professora Marisa Rocha, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida venceu o Yunus Emre Prize for Humanism and Intercultural Understanding (Categoria Especial), com o projeto Herit@ge Matters desenvolvido com os alunos do 9ºB e do 10ºTD (Técnico de Desporto), da Domingos Capela, do ano transato.

Yunus Emre foi um simples poeta turco e místico sufista, cuja vida atravessou os séculos XIII e XIV. O conceito mais importante na filosofia de Yunus Emre é o amor pela humanidade, transmitindo uma mensagem clara: vivam em paz uns com os outros, independentemente da religião, língua ou raça. O prémio desta Categoria Especial, patrocinado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning da Turquia, é atribuído a projetos que visem a consciencialização e compreensão mútua através do fortalecimento do diálogo internacional entre os elementos dos países parceiros.

O projeto vencedor foi desenvolvido numa parceria de sucesso entre os alunos das duas turmas da Domingos Capela e alunos dos países parceiros – Grécia, Croácia, Moldávia, Alemanha, Roménia e Bélgica. Alguns destes parceiros tinham já conquistado um prémio eTwinning 2018 com o projeto Out of the Box, na categoria 12-15 anos. Na Conferência Anual eTwinning 2018, que decorreu em Varsóvia em Outubro, a professora Portuguesa teve a oportunidade de participar numa TeachMeet (sessão de partilha de boas práticas), onde apresentou duas das muitas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto agora premiado: a revista digital “Our Heroes” e um jogo digital relativo ao conteúdo da revista, ambos produzidos colaborativamente pelos alunos envolvidos no projeto.

A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus eTwinning 2019 ocorrerá durante a Conferência Anual eTwinning em Paris no início do próximo ano letivo.

Os vencedores estão todos de parabéns, em particular aos alunos que se empenharam no projeto Herit@ge Matters, à professora Marisa Rocha, e aos parceiros Barbara Zadraveli, Marko Brajković, Tatiana Popa, Heidi Giese, Emese Cimpean e Catherine Daems!

Visite o TwinSpace do projeto vencedor: https://twinspace.etwinning.net/50844/home

Consulte a lista de premiados em: https://www.etwinning.net/…/european-prizes-winners-2019.htm

Artigos Relacionados