Projeto do AEMGA recebe prémio na Conferência Anual eTwinning

McDonalds_530x80_baixonoticia

A Conferência Anual eTwinning, sob a temática “eTwinning: Where Education Meets Democracy” decorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, e reuniu mais de 500 professores oriundos de toda a Europa (e alguns países vizinhos), em Mandelieu-la-Napoule, França.

O ponto alto foi a Cerimónia de Entrega dos Prémios Europeus eTwinning 2019, aos professores dinamizadores dos projetos que se destacaram pela sua qualidade, inovação, colaboração e integração curricular, na qual esteve representado o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, pela professora Marisa Rocha (fundadora), que conquistou, pela segunda vez consecutiva, um prémio deste calibre. O projeto premiado “Herit@ge Matters”, foi desenvolvido numa parceria de sucesso entre alunos com idades entre os 13 e os 15, da Domingos Capela, e alunos dos países parceiros – Grécia, Croácia, Roménia, Moldávia, Alemanha e Bélgica. Foi com muito orgulho que os sete professores subiram ao palco para receber o prémio Yunus Emre Prize for Humanism and Intercultural Understanding (Categoria Especial).

Yunus Emre foi um simples poeta turco e místico sufista, cuja vida atravessou os séculos XIII e XIV. O conceito mais importante na filosofia de Yunus Emre é o amor pela humanidade, transmitindo uma mensagem clara: vivam em paz uns com os outros, independentemente da religião, língua ou raça. O prémio desta Categoria Especial, patrocinado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning da Turquia, é atribuído a projetos que visem a consciencialização e compreensão mútua através do fortalecimento do diálogo internacional entre os elementos dos países parceiros.

Da comitiva Portuguesa, fizeram também parte mais duas professoras do AEMGA – as professoras Lígia Oliveira e Manuela Correia, por terem obtido um Prémio Nacional eTwinning no ano letivo transato, com o projeto “Litter@Sea”, na categoria Educação Ambiental.

A Conferência contou com inúmeras sessões plenárias e de formação onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos nas mais variadas áreas do eTwinning, conhecer métodos e materiais inovadores e debater diferentes abordagens. Especialistas em várias áreas realizaram diversas palestras e apresentaram mais de 40 workshops.

A Ação eTwinning foi lançada em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O eTwinning favorece o desenvolvimento da dimensão europeia, a abertura intercultural e a dimensão transversal e interdisciplinar, graças a uma pedagogia centrada no PBL (Project Based Learning), que possibilita aos alunos a aquisição de competências linguísticas, digitais e sociais de forma motivadora. A comunidade eTwinning conta com mais de meio milhão de professores de 41 países.

Parabéns a todos os vencedores, em particular aos alunos que se empenharam no projeto “Herit@ge Matters”, à professora Marisa Rocha, e aos parceiros Barbara Zadraveli, Marko Brajković, Tatiana Popa, Heidi Giese, Emese Cimpean e Catherine Daems!

Visite o TwinSpace do projeto vencedor: https://twinspace.etwinning.net/50844/home

Artigos Relacionados