10.8 C
Espinho Municipality
Sábado, Novembro 26, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Proteção Civil Municipal inaugura Centro de Coordenação Operacional Municipal

A Comissão Municipal de Proteção Civil, dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Arquiteto Miguel Reis, esteve na sexta-feira passada, dia 4 de novembro, reunida com três propósitos: Efetuar o balanço da atividade de assistência a banhistas e salvamento aquático do ano de 2022, até 31 de outubro; Conhecer e debater a proposta do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa; e Inaugurar o Centro de Coordenação Operacional Municipal de Espinho.

Durante esta reunião, foi possível constatar que em 2022 a segurança nas praias foi reforçada, com os meios do Dispositivo de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho. Este dispositivo antecipou o seu pré-posicionamento logo a partir de 7 de maio, alargou o horário diário durante alguns eventos municipais, e prolongou a sua permanência para lá do período formal da época balnear, até ao dia 9 de outubro. Também a presença de nadadores-salvadores da Associação de Nadadores Salvadores SafetyNor foi igualmente antecipada e prolongada na Praia da Baía, e reforçada em praias não vigiadas como a Praia das Sereias e a praia a sul da rua 37.

Estas ações são fruto da avaliação de risco do Serviço Municipal de Proteção Civil e de um reforço do investimento da autarquia local nestes recursos, tendo sido determinantes para responder prontamente às 95 ocorrências registadas nas praias de Espinho desde o início do ano.

Relativamente ao Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa que foi apresentado, mereceu o acolhimento positivo de todos os membros da Comissão, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Espinho referido que este é um compromisso desta Câmara com os espinhenses e que será honrado muito em breve. Este plano prevê certificar no primeiro trimestre do ano 270 pessoas para o uso de desfibrilhadores automáticos e colocar 9 equipamentos em diferentes espaços públicos. Em 5 anos, o objetivo é ensinar e certificar mais de 1.000 pessoas em suporte básico de vida e torná-las aptas a usar estes equipamentos. Em Espinho ocorrem cerca de 70 paragens cardiorrespiratorias por ano, sendo que 8 têm lugar em locais públicos.

Por último, foi inaugurado o Centro de Coordenação Operacional Municipal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho, sediado no quartel do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho.

Está inauguração ocorre após um investimento da autarquia superior a 15.000€, que permitiu alcançar os requisitos essenciais para o funcionamento deste tipo de instalações. Este centro dispõe de redes de internet em redundância, incluindo a rede satélite, terminais de comunicação satélite, terminais da rede SIRESP, um sistema de comunicações rádio redundante em VHF e com repetidor local, UPS de grande capacidade e gerador elétrico para os casos de falha alimentação de energia, sistema de videoconferência, videowall, entre outras ferramentas de gestão e monitorização.

É ainda apoiado por todas as infraestruturas recentes do quartel dos bombeiros, o que permite cumprir a maioria dos requisitos norte-americanos para o funcionamento de centros de gestão de emergências.

O Presidente da Câmara Arquiteto Miguel Reis garantiu que a autarquia vai continuar atenta à segurança dos espinhenses e a procurar dispor de todos os meios necessários para o nosso território.

Latest Posts

spot_imgspot_img

AVISOS

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR