Rancho de Silvalde presente na Festa da Esteira em Coimbra

McDonalds_530x80_baixonoticia
McDonalds_530x80_baixonoticia

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde deslocou-se no passado sábado, dia 22 de junho, à freguesia de Arzila, concelho de Coimbra para participar na “FESTA DA ESTEIRA”,

Arzila, é uma antiga freguesia do concelho de Coimbra, com pouco mais de mil habitantes, atualmente pertencente á União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila.

Num final de tarde com o céu “acinzentado, e enquanto se aguardava pelo jantar, os grupos participantes aproveitaram para confraternizarem entre si, sendo para o grupo de Silvalde a primeira atuação em Festivais.

Neste encontro estiveram presentes para além do grupo organizador, Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila (Baixo Mondego), o Rancho Folclórico “As Tecedeiras da Bidoeira de Cima, de Leiria (Alta Estremadura), o Rancho Paroquial de Guifões, da Maia, (Terras da Maia) e o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde (Espinho).

Esta deslocação foi para retribuir a visita do grupo de Arzila a Espinho, em 2018, a quando da sua participação no Festival de Espinho “Tradições do Mundo”.

Com esta deslocação, inicia-se uma fase com alguma atividade, onde já no próximo fim-de-semana participará no 44º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico S. Cosme Gemunde, na Maia.

O grupo de Silvalde, a comemorar 40 anos de existência irá realizar no próximo dia 20 de julho o seu Festival Internacional de Folclore / Silvalde 2019, onde estarão presentes, para além dos grupos nacionais, a representação estrangeira: da Croácia, o “Zagreb Folk Dance Ensemble”, e do México a “Compañía Nacional de Danza Folklórica del Mexico”.

Fotos e texto: Francisco Moreira

Artigos Relacionados