29.1 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Julho 24, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Semana Portuguesa do Intercâmbio AEMGA & Fortes Lyceum (Países Baixos) Alicerça Amizades

A 2ª fase das atividades de intercâmbio entre o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e a escola Fortes Lyceum, em Gorinchem, no sul da Holanda realizou-se, entre 11 e 18 de março.

O grupo Holandês, constituído por 18 alunos e 2 professores, foi recebido calorosamente pelos seus parceiros – 18 alunos do 10º ano da ESMGA e as professoras Marisa Rocha e Sara Castro. As famílias Portuguesas que receberam os alunos Holandeses foram incansáveis, tendo contribuído grandemente para o sucesso do projeto.

A maioria das atividades do programa da semana desenvolveu-se fora do recinto escolar – visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, tarefas variadas para grupos binacionais, passeios pedestres, jogos na praia e no parque e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram a comitiva Holandesa. Além de Espinho, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Gaia e Porto, Guimarães e Braga. O bom tempo que se fez sentir, praticamente, durante toda a semana, foi aproveitado ao máximo, trazendo a boa disposição fácil.

A comitiva foi recebida pelo Diretor, Ilídio Sá, e pela coordenadora do projeto, no auditório da escola. Após algumas instruções sobre o programa da semana e o funcionamento dos grupos binacionais, os presentes visionaram uma apresentação em slides relativa à primeira parte do Intercâmbio (a visita à Holanda que teve lugar em janeiro). O resto do dia envolveu atividades em grupos binacionais na Feira Semanal, almoço na cantina e danças tradicionais orientadas pela professora Sara Castro.

Durante a semana, a comitiva usufruiu, na cidade de Espinho, de uma visita guiada à exposição permanente do Museu Municipal de Espinho, uma aula de Surf, facultada pelo professor Gonçalo Pina e pela sua equipa, na praia da Baía, bem como Jogos Medievais, no Parque João de Deus, orientados por Ricardo Macedo, pai de um dos alunos Portugueses.

Em Gaia, o grupo desceu até ao Cais, visitou os espaços do WOW (World of Wine) e usufruíu de uma visita guiada às Caves da Sandeman. Depois, foi tempo de atravessar a ponte para a Baixa do Porto e passear um pouco por todo o lado, nomeadamente, a Ribeira, a Rua das Flores, os Aliados, Santa Catarina, Clérigos, entre outros. À noite foi a vez de desfrutar de uma experiência gastronómica da terra – Francesinha para todos no Capa na Baixa, antes do regresso a casa. Em Guimarães, tiveram uma visita guiada ao Paço dos Duques e visitaram o Castelo e o Centro Histórico.

Em Braga, para além do passeio pelo centro histórico, os parceiros do projeto conheceram o Bom Jesus, subindo pelo primeiro funicular construído na Península Ibérica, e atualmente o mais antigo em serviço, no mundo, a utilizar o sistema de contrapeso de água, e, depois do merecido passeio, desceram os 573 degraus dos escadórios do santuário. No regresso, houve ainda tempo para uma paragem em Barcelos para tirar uma foto de grupo com o famoso Galo.

O último dia começou leve, com a finalização dos trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo da semana e posterior apresentação. Esta atividade realizou-se na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, gentilmente autorizada pela Câmara Municipal de Espinho. A tarde foi livre, para fazerem as malas, passarem um pouco mais de tempo com as famílias e se aprumarem para a Festa da Despedida que teve lugar no Elevens.

A Semana Portuguesa do Intercâmbio entre o AEMGA e Fortes Lyceum foi repleta de experiências verdadeiramente enriquecedoras e inesquecíveis.

Perante o sucesso que se verificou, tanto na semana Holandesa como na Portuguesa, os professores envolvidos neste projeto de intercâmbio pretendem dar-lhe continuidade no próximo ano letivo.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho recebeu seminário dos Rotary

0
No último sábado, dia 20 de julho, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE) foi palco do "1º Seminário / Subsídios Distritais...

Apresentação do projeto do novo Centro Integrado de Saúde da Marinha

0
A Câmara Municipal de Espinho revelou na passada segunda-feira os planos para o novo Centro Integrado de Saúde da Marinha, destacando a contratação iminente...

Assinatura do Protocolo de colaboração entre o Município de Espinho e a Associação Patinhas...

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, outorgou hoje, com as representantes da Patinhas sem Lar – Associação de Proteção de...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR