Sessão de Sensibilização “Sustentabilidade é Competitividade”

McDonalds_530x80_baixonoticia

A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial promoveu no passado dia 27 de fevereiro, com o apoio da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, a Sessão de Sensibilização “Sustentabilidade é Competitividade”.

A sessão decorreu no âmbito do projeto PME Sustentável, promovido pela APEE, que visa capacitar as PME portuguesas para responder aos novos desafios do mercado, designadamente os decorrentes da Diretiva 2014/95/EU, que obrigará as empresas de interesse público a reportar informação sobre direitos humanos, mecanismos anticorrupção, ambiente, entre outros. As PME, ao pertencerem à cadeia de abastecimento destas grandes organizações, estarão, cada vez mais, pressionadas a, também elas, reportar este tipo de informação. Urge prepará-las para responder aos novos desafios, aumentando o seu potencial competitivo num mercado global.
A sessão “Sustentabilidade é Competitividade” abordou práticas de sucesso neste âmbito e levou ao tecido empresarial de Espinho cinco grandes temáticas:
1. Diretiva 2014/95/UE – Relato da Informação não-financeira – Como cumprir
2. Sustentabilidade – Motor de Competitividade para as PME
3. Oportunidades emergentes na Economia Verde para as Empresas
4. Ferramentas e instrumentos de implementação
5. Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A sessão de sensibilização, conduzida por Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, rede portuguesa da iniciativa da ONU United Nations Global Compact e reconhecido especialista em Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, contou também com a intervenção de Hélder Rodrigues, Presidente da Direção da ADCE.

Artigos Relacionados