16.1 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Junho 12, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Silvalde celebra 20 anos de vila com homenagens

No passado dia 8 de julho, a vila de Silvalde festejou o seu 20º aniversário com uma sessão solene cheia de emoção e animação. O evento contou com vários momentos que marcaram a história e a identidade da vila, desde a música à solidariedade, passando pelas homenagens a personalidades e colectividades que se destacaram na ciência, no desporto e na sociedade.

A noite começou com uma atuação musical de quatro alunos da Escola Profissional de Música de Espinho, que mostraram o seu talento ao público presente. Depois, seguiu-se um gesto de generosidade por parte da Junta de Freguesia de Silvalde, que entregou à CerciEspinho um cheque no valor de 418,50 euros, resultado da angariação da tradicional caminhada solidária realizada na freguesia em abril. O presidente da CerciEspinho, Lino Alberto, agradeceu o apoio dos silvaldenses e elogiou o espírito de ajuda que prevalece na vila.

O ponto alto das comemorações foi a distinção de figuras e colectividades silvaldenses que se distinguiram nas mais diversas áreas. A primeira homenageada foi Sandra Raquel Oliveira Tavares, uma investigadora que tem desenvolvido estudos importantes no âmbito do cancro da mama. A distinção na categoria de Ciência e Tecnologia foi entregue pela presidente da Câmara Maria Manuel Cruz e pelo secretário da Junta de Freguesia de Silvalde, Pedro Tavares.

A segunda homenageada foi Carlota Saragoça Ferreira, mais conhecida como Carlota Galante, uma figura popular da vila que se tornou famosa pelos seus pregões na venda do peixe. A distinção na categoria de Personalidade Popular de Silvalde foi entregue pelo presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira.

Na categoria de Mérito Desportivo e Social foram homenageadas duas colectividades que celebram 50 anos de actividade cultural e desportiva na vila: o Grupo Desportivo Estrelas Vermelhas e o Grupo Desportivo dos Outeiros. As distinções foram entregues pelo vogal do executivo da Junta de Freguesia, Marco Oliveira, pelo representante da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho, Diogo Fernandes, pela vogal do executivo da Junta de Silvalde, Ana Isabel Ferreira, e pelo presidente da Assembleia de Freguesia de Silvalde, José Neto.

Os discursos dos autarcas encerraram a sessão solene. O presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira, lembrou o percurso que levou à elevação de Silvalde a vila há 20 anos e afirmou que ambiciona muito mais para o futuro. Destacou as características que fazem da vila um lugar único: a terra, o mar, a agricultura, a pesca, o folclore, a música, o associativismo cultural e desportivo e a indústria têxtil. Anunciou ainda boas notícias para a saúde dos silvaldenses: a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar na Escola da Marinha, a instalação de um gabinete de medicina oral e a possibilidade de relocalizar o polo de Silvade da USF Mar à Vista na Escola da Seara.

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, felicitou Silvalde pelo seu 20º aniversário de elevação a vila e destacou o património histórico e cultural da freguesia. A autarca afirmou que Silvalde é um território valorizado e com potencial de crescimento e desenvolvimento. Maria Manuel Cruz disse que o concelho precisa de se expandir para além do centro urbano e anunciou um investimento significativo na requalificação do espaço público, que abrangerá todo o território. Quanto à obra em Silvalde, Maria Manuel Cruz confirmou a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar na Marinha e a relocalização do pólo de Silvalde da USF Mar à Vista para a antiga Escola da Seara. A autarca informou ainda que está prevista a despoluição da Ribeira de Silvalde, a repavimentação da Estrada Nacional 109 e a intervenção na Escola Básica Domingos Capela.

A festa terminou com um porto de honra, bolo de aniversário e um espetáculo de fogo-de-artifício.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Abertura da Passagem Superior Pedonal em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Abertura da Passagem Inferior Rodoviária em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Alteração da circulação automóvel em Silvalde

0
A Câmara Municipal de Espinho informa que a partir de 18 de maio, o trânsito automóvel na passagem de nível da Rua do Golfe...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR