X Encontro de Cantares de Janeiras / Silvalde 2019

McDonalds_530x80_baixonoticia

O “X Encontro de Cantares de Janeiras / Silvalde 2019”, decorreu no passado sábado, dia 19 de Janeiro, organizado pelo Rancho de S. Tiago de Silvalde. Mais uma atividade inserida nas Comemorações dos 40 anos do Grupo.
Participaram o Rancho Regional de Argoncilhe, o Rancho das Lavradeiras da Trofa e o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira.
O Encontro iniciou-se pelas 19.00 horas com a con¬centração dos grupos na Casa da Cultura Santiago, onde os participantes puderam visitar as instalações do grupo anfitrião e deliciarem-se com a qualidade do seu Museu.
Após essa visita, foi servido o jantar convívio, onde foi servida uma refeição do agrado de todos e não faltou as sobremesas alusivas à época.
No Salão Paroquial, assistiu-se a uma recreação de cantares de Boas Festas e as Reis, onde os grupos foram recebidos pela “Maria”, pelo “Manel” e sua filha, proporcionando uma noite divertida e mostrando aos presentes como eram os “serões” do “povo” e dos cantadores de Janeiras em finais do Sec.XIX inícios do século XX.
Estiveram presentes, em representação da Câmara Municipal de Espinho, a Dra. Lurdes Ganicho, o Presidente da Junta de freguesia de Silvalde, o Sr, José Carlos Teixeira e pela Federação do Folclore Português o Sr. Fábio Pinto.
Com este Encontro, o Rancho de Silvalde encerra mais um período intenso, onde, e desde o início de dezembro, andaram pelas ruas da freguesia a cantar as boas festas
Por fim, uma palavra de agradecimento ao Sr. Padre Manuel António, pela disponibilização do Salão Paroquial e também pela colaboração que tem vindo a prestar ao longo destes 40 anos, recordando que aquela “Casa” foi a primeira Sede desta colectividade.

fotos Diogo Proença

Artigos Relacionados