13.2 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Confraria Caldeirada Peixe Camarão Espinho no Dia Nacional do Mar

A convite da Escola Profissional Infante D. Henrique, do Porto, a Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho, representada pela D.rª Leonor Fonseca, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Espinho e confreira da mesma Confraria e pelos confrades Luís Corrêa de Sá, Francisco Azevedo Brandão, José Moreira e Emídio Almeida, esteve presente naquele estabelecimento de ensino, na comemoração do Dia Nacional do Mar, no qual proferiu duas palestras alusivas à efeméride.

Perante quatro turmas de Hotelaria daquela escola profissional, a Dr.ª Leonor Fonseca , desenvolveu o tema Arte Xávega, praticada na pesca de Espinho e Luís Corrêa de Sá dissertou sobre a identificação dos perigos da poluição e exploração excessiva dos recursos nos Oceanos; o reconhecimento da sustentabilidade como pilar fundamental para assegurar o futuro das espécies marinhas e o relacionamento do património gastronómico com as técnicas tradicionais de pesca, nomeadamente a arte xávega.

Antes da abertura das palestras, foi exibido um filme sobre a arte xávega praticada na praia de Espinho. Tanto o filme como as palestras foram vivamente aplaudidas pelas alunos das quatro turmas – a 3.º A, que confeccionou o almoço, a 3.º B, que elaborou o cartaz de divulgação da actividade e o folheto das palestra, o 2.ª B, que decorou o restaurante e o serviço de mesa/bar e o 2.ª, que tratou da logística das palestra.

O almoço, requintadamente confeccionado pelos alunos do 3. A, superiormente orientados pelo chefe-professor José Moreira e também confrade da Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho, constou do seguinte: aperitivos: petinga frita com farinha de milho; cavala em molho de escabeche; bola de sardinha marinada em azeite de alho; carapau com molho vilão. Entrada: sopa de peixe com tampa de massa folhada. Prato principal: Caldeirada de Peixe de Espinho. Sobremesa: pudim de fogaça.

As mesas apresentavam-se com uma bela decoração à base de motivos do mar: conchas, búzios, corais…

Foi mais uma excelente jornada de divulgação do património gastronómico da cidade e praia de Espinho ligado ao mar e de defesa da arte xávega.

Nota de Imprensa da CCPCE

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR