10.3 C
Espinho Municipality
Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

120 alunos receberam o Diploma de Estudos em Língua Francesa

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS DIPLOMAS DELF E SELF: UM EXEMPLO DA “UNIÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA “

 

Na passada quinta-feira, dia 24 de novembro, mais de 120 alunos de Francês das Escolas do concelho de Espinho receberam o Diploma de Estudos em Língua Francesa e outros 25 alunos, da Escola Dr. Manuel Laranjeira  receberam o Certificado de Frequência de 3º ciclo numa turma de Secção Europeia de Língua Francesa.

Como todos os anos, por esta altura, o Francês esteve na ordem do dia, numa cerimónia que encheu por completo o polivalente da Escola Dr. Manuel Laranjeira e juntou à mesma mesa, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho- Pinto Moreira, o Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Gomes de Almeida- José Ilídio Sá ,  a Diretora  Pedagógica da Escola Profissional de Música de Espinho- Marina Castro,  o  Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira- Jorge Teixeira, a Diretora da Aliança Francesa do Porto- Ana Maria Pereira, o representante da Associação de pais- Paulo Simões e a Diretora do Agrupamento anfitrião-  Ana Gabriela Moreira.

Na sua intervenção inicial o Presidente do Conselho Geral do AE Dr. Manuel Laranjeira- Jorge Teixeira, explicou que a Secção Europeia de Língua Francesa está em funcionamento no Agrupamento desde 2006. Comemora este ano o seu décimo ano de existência, estando a ser programado um conjunto de atividades para março 2017, no âmbito da Festa da Francofonia. O projeto de ensino bilingue, resultante de um protocolo entre o Ministério da Educação Português e o Ministério da Educação Francês, abrange neste momento seis turmas e cinco equipas pedagógicas, compostas por professores de Francês, de Ciências Naturais e de Geografia. No final do ciclo, os alunos recebem um Certificado de Frequência. Relativamente aos DELF, lembrou que este diploma é reconhecido internacionalmente e é muito útil para quem pensa ir estudar ou trabalhar para um país francófono e  é cada vez  solicitado por várias empresas portuguesas e por multinacionais instaladas em Portugal. A Escola Dr. Manuel Laranjeira é Centro de Exames DELF desde maio 2010, graças a uma parceria com a Aliança Francesa do Porto – que também comemora este ano o seu décimo aniversário e que tem colaborado também noutras atividades desenvolvidas pelas professoras de Francês de Espinho, nomeadamente nas Olimpíadas do Francês do Concelho e no Concurso Interescolar da Canção Francófona. Jorge Teixeira regozijou-se pelo facto de o número de inscrições no DELF ter vindo a aumentar: em junho 2015, a Escola Dr. Manuel Laranjeira acolhera 274 candidatos- mais de uma centena das escolas de Espinho mas em maio 2016 este número  subiu para 310, sendo 122 das escolas de Espinho.

O Presidente Da Câmara Municipal de Espinho- Pinto Moreira- felicitou os  alunos e reconheceu  o trabalho notável  na divulgação da língua francesa, realizado em Espinho,  tendo destacado o empenho  das professoras Carlota Madeira e Lídia Marques. Relembrou que ser professor é uma tarefa difícil mas valorizou o facto de estes últimos saberem contribuir de uma forma pró-ativa para a melhoria das escolas. O Presidente da edilidade declarou que este projeto o sensibiliza particularmente e que aprecia “esta unidade da nossa comunidade educativa”; por se tratar de um “projeto de coletividade que envolve todos merece uma saudação especial da autarquia”. Com efeito, na passada quinta-feira, receberam os diplomas DELF alunos dos dois Agrupamentos de Escolas de Espinho, mas também da Escola Profissional (ESPE) e ainda da Escola Profissional de Música (EPME). Pinto Moreira gostaria que os alunos continuassem a conhecer a cultura e a língua francesas. Lembrou que a França “está a viver  um momento  difícil da sua história, e um momento de escolha que pode ser decisivo para o seu futuro.” Espera que a sociedade francesa escolha “ a unidade da França e da União Europeia”. E rematou: “Nos somos todos Franceses!”

Por sua vez Paulo Simões, em representação das Associações de Pais, deu os parabéns aos alunos e salientou a verticalidade do projeto, uma vez que “ contamos em Espinho com um pólo específico do Francês (língua em expansão) que se tem revelado pioneiro e vencedor.

A Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Música de Espinho, Marina Castro, mostrou-se muito satisfeita pelos resultados dos alunos, tendo-os felicitado e destacado o trabalho desenvolvido pelas professoras envolvidas e salientou  a  professora Catarina Silva , docente na EPME. No final da sua intervenção, confessou que aguarda ansiosamente por mais um sucesso da Festa da Francofonia, em março 2017.

Ana Maria Pereira, Diretora da Aliança Francesa do Porto felicitou os candidatos e apresentou alguns números que mostram a importância crescente da certificação DELF. Em 2008, apenas se registara 98 inscrições; em 2016, nos quatro centros de exames coordenados pela Aliança Francesa do Porto, prestaram provas 640 alunos, tendo sido a percentagem de aprovação de 98,4%. Informou ainda que os próximos exames DELF terão lugar nos dias 2 e 3 de maio 2017.

O Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Gomes de Almeida, José Ilídio de Sá, mostrou-se satisfeito pelo esforço reconhecido e pelo facto de se encontrar reunido “ o Estado Maior da Educação do concelho de Espinho”, o que vem provar a importância que as atividades e as instituições  do Concelho têm.”

Por último, Ana Gabriela Moreira- Diretora do Agrupamento Dr. Manuel Laranjeira -reconheceu a importância da língua francesa num mundo cada vez mais global, lembrou que “aprender leva tempo e dedicação” e que saber uma língua estrangeira “abre a porta para toda uma rede de culturas”. Lembrou ainda que a Escola Dr. Manuel Laranjeira também  é um centro de exames DELE. Por fim, deu os parabéns aos alunos e aos professores pelo trabalho desenvolvido.

Após a entrega dos Certificados SELF e dos diplomas DELF , todas professoras de Francês das escolas de Espinho assim como os professores que ensinam a sua disciplina em língua francesa, no âmbito da Secção Europeia de língua francesa receberam uma flor.

Em maio próximo, a Escola Dr. Manuel Laranjeira deverá novamente ser centro de exames DELF. As inscrições terão lugar de janeiro a março.

PL

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR