Por Paulo Jorge Duarte
A obra de requalificação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, nos concelhos de Ovar e Espinho, arranca esta sexta-feira, numa cerimónia presidida Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, secundados pelo presidente da Câmara Municipal Espinho, Pinto Moreira, e pelo presidente da Câmara Municipal Ovar, Salvador Malheiro. O presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias, também marcará presença.
Esta é uma obra aguardada há décadas e que recupera uma valência natural. A lagoa será completamente recuperada e requalificada, de forma a que a sua revitalização ambiental proporcione um enquadramento de equipamentos e mobiliários potenciadores de turismo. Passadiços, Ciclovias, parques de estacionamento, pontes, um cais e zonas de lazer serão construídas para que este local, ainda bem vincado na memória dos mais velhos como uma referência de bem estar e lazer, volte a ser realidade nos dias de hoje e nas gerações vindouras.
Por outro lado, a requalificação do dique irá permitir um controlo eficiente do contato das águas da lagoa e o mar, regulando a qualidade das praias.
A Espinho TV juntou Pinto Moreira (CME), Salvador Malheiro (CMO) e Manuel Dias (JFP) no último dos dias de décadas de ostracismo da Lagoa de Esmoriz/Paramos. Fica, desta forma, encerrado um ciclo e tem início uma nova etapa da renovação deste ex-libris. A partir desta sexta-feira, nunca nada será como dantes.
Foto PJD