9 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Obras no esporão norte de Espinho começam hoje

A Câmara de Espinho e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) iniciam esta sexta-feira, dia 16 de Março obras estruturais de 1,3 milhões de euros no esporão norte da cidade, anunciou fonte envolvida nos trabalhos.

De acordo com a APA, trata-se de “um dos esporões mais extensos do país”, com cerca de 350 metros.

A defesa costeira da praia da cidade de Espinho integra além deste, um segundo esporão, a sul da cidade, num conjunto que a APA diz ser “indispensável à segurança da frente urbana e à possibilidade de atividades balneares” na cidade.

“A intervenção incide no esporão norte da cidade de Espinho, cujo enraizamento acontece em plena zona urbana, junto das piscinas e dos hotéis e que dista cerca de 1.200 metros do esporão sul”, referiu a APA, em resposta a esclarecimentos pedidos pela agência Lusa.

“A frente urbana edificada de Espinho não existiria atualmente se as obras de defesa costeira não tivessem sido feitas ou se tivessem sido removidas, pelo que o objetivo da intervenção é a proteção de pessoas e bens”, pode ler-se na nota enviada pela APA à Lusa.

O investimento no reforço estrutural é de cerca de 1,3 milhões de euros, uma intervenção da responsabilidade da APA, que comporta 15% dos custos, sendo que 85% do financiamento é assegurado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Usos de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020.

A obra arranca já esta sexta-feira, tendo um prazo de conclusão de sete meses, não estando previsto nenhum impacto relevante no dia-a-dia dos espinhenses.

“Trata-se de uma intervenção que, por questões de segurança, só pode ser efetuada durante os meses de primavera e verão, quando as condições marítimas são mais favoráveis. Por isso, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Espinho estão articuladas no sentido de minimizar o impacto decorrente de uma obra como esta, há muito reclamada pelos espinhenses”, concluiu a APA na sua nota.

Na sessão de consignação da obra, esta sexta-feira de manhã, estave presente a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos. Estiveram também presentes o diretor regional da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Pimenta Machado, e o presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira.

in Lusa

Fotos: Francisco Milheiro

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR