16.3 C
Espinho Municipality
Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Património do Castro de Ovil em recuperação

Alunos das escolas de Espinho visitaram no passado dia 18 de Abril de manhã, o Núcleo Museológico de Castro de Ovil em Paramos cuja primeira fase de recuperação foi agora concluída com abertura de acessos, sinalética identificativa e vedação do sítio.

Trata-se de Património Arqueológico classificado, situado no Lugar do Monte em Paramos.

É composto de 14 estruturas habitacionais descobertas, estando os utensílios encontrados à guarda do Museu Municipal de Espinho e foi habitado até ao século III depois de Cristo.

A Câmara Municipal de Espinho procedeu a um conjunto de obras de limpeza e de plantação de 1500 espécies arbóreas adequadas ao local numa área de cerca de 22 mil metros quadrados.

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira promoveu uma visita guiada ao Castro de Ovil acompanhado de alunos e professores dos Agrupamentos Escolares.

Pinto Moreira anunciou o investimento de 150 mil euros para concluir a 2ª fase de valorização deste importante património arqueológico do concelho de Espinho.

Ainda durante este ano serão construídos percursos interiores, passadiços e painéis informativos e painéis interpretativos para além de outros arranjos considerados necessários pelos técnicos da Divisão de Cultura e Museologia do Município de Espinho.

O Castro de Ovil faz parte do Roteiro de Monumentos e Sítios a visitar em Portugal.

O Presidente da Câmara de Espinho considera este investimento útil e necessário para valorizar o Património Arqueológico e Imaterial existente no concelho.

Pinto Moreira apelou aos alunos, professores, autarcas do concelho e outros agentes da cultura e do ensino para visitarem e divulgarem o Castro de Ovil situado no Lugar do Monte em Paramos, Espinho.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR