O evento, denominado Solverde Legends, trará até ao estádio montado na Praia da Baía (20 e 23 de Julho) – e que está a ser palco do Beach Pro Tour Challenge de Espinho – alguns dos maiores vultos do Voleibol e Voleibol de Praia internacionais e dos respectivos países e que ajudaram a moldar a projecção mundial que a modalidade tem nos dias de hoje.
Nomes como Jorre Kjemperud/Vegard Hoidalen (Noruega), Eduardo Martinez/Martin Conde (Argentina), Franco Neto/Luiz Jesus «Luisão» (Brasil), Abreu Morais/Emanuel «Manucho», Conrad Leinemann/Rich Vanhuizen (Canadá), Juan Milanés/Gilbert Castillo (Cuba), Nicola Grigolo/Paolo De Angeli (Itália), Jean-Phillipe Jodard/Sébastian Huchard (França) ou Fábio Diez/Agustin Correa (Espanha).
A antiga dupla olímpica explica de onde surgiu a ideia:
“Nós somos entusiastas da modalidade e como estamos a organizar eventos de Voleibol, surgiu a hipótese de prolongarmos por mais uns dias este estádio montado na Praia da Baía e onde está a decorrer o Challenge de Espinho. Isso deu-nos a possibilidade de trazer até ao nosso País antigos craques do Voleibol mundial. Ainda para mais a Espinho, onde muita gente se habituou a vê-los a jogar em etapas mundiais.
E porque não reviver um pouco a dupla Maia/Brenha, que muitos jovens já ouviram falar mas nunca viram a jogar. Como é óbvio, vamos fazer um torneio num ritmo completamente diferente daquilo que tínhamos antes, com os atletas mais lentos e a saltarem menos mas que darão com certeza um espectáculo que vai agradar ao público e que este saberá corresponder, enchendo o estádio.
Apelo a todos os amantes do Voleibol, às pessoas que nos viram jogar, que venham ver os jogos, encham de entusiasmo as bancadas pois a modalidade tem muito a ganhar com eventos desta natureza“.
Praia da Baía