ADCE comemorou o seu 25º Aniversário

A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho-ADCE celebrou no dia 27 abril, o seu 25º aniversário, com uma cerimónia comemorativa nas suas instalações.

Esta cerimónia, presidida por Hélder Rodrigues, presidente da direção da ADCE, contou com a presença da vereadora com o pelouro da ação social, Leonor Lêdo da Fonseca, em representação da autarquia, bem como de Fernando Mendonça, Diretor do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro.

Leonor Fonseca agradeceu o convite e deu os parabéns à ADCE pelos seus 25 anos de trabalho ao serviço do Município de Espinho, no âmbito da intervenção social.

A vereadora, atenta a presença do Diretor da Segurança Social, Dr. Fernando Mendonça, lembrou a necessidade de acautelar o “envelope financeiro” que deverá acompanhar a transferência de competências na área social da tutela para o poder local, a ter lugar em janeiro de 2023. Leonor Fonseca frisou ainda que “a Câmara Municipal de Espinho pretende manter as instituições a realizarem a sua atividade, acreditando que a Segurança Social irá alocar os recursos financeiros necessários e suficientes para o efeito”.

O presidente da direção da ADCE, Hélder Rodrigues salientou a pretensão da associação em “manter o foco na missão, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento integrado e sustentável do Concelho de Espinho, apostando em novas áreas de intervenção que alavanquem um novo posicionamento da ADCE no panorama do concelho e também da região”.

Nestas comemorações marcaram ainda presença algumas personalidades ligadas à ação social local, como é o caso de José Mota (ex-presidente da ADCE), Américo Costa (Centro Social de Paramos), Padre Manuel António (Centro Social Paroquial de Silvalde) e Sandra Poupinha (Diretora Geral ADCE), bem como os presidentes de juntas de freguesia, José Teixeira (Silvalde) e Manuel Dias (Paramos).