M/4 . 1hr . acesso gratuito
acesso gratuito mediante ordem de chegada
esta atividade acontece ciclicamente durante o período estabelecido
A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memória e tradição. Esta forma de arte, é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas, utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.
oficina de conto e criação de marionetas mobile
DATAS:
17 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADO Centro Multimeios de Espinho
24 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADO Centro Multimeios de Espinho
31 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADO FACE / Museu Municipal de Espinho
Marionetas em Movimento
Apresentamos uma proposta que nos leva a descobrir o movimento mais leve, calmo e tranquilo; pesos e deslocações, marionetas suspensas que se movem pelo ar, com o vento e com a brisa.
Aqui somos os criadores, mas a natureza é também potenciadora de ser marionetista com a sua força e gravidade. O teatro é amplo.
Figuras que se movimentam no espaço e que, como as crianças, vivem no movimento constante da sua inquietude. Vamos individualmente criar uma peça a partir da sugestão lançada “animais que voam” e transformá-la numa criatura que nos leve a imaginar, colorir, recortar e pintar.
As oficinas Mandrágora, dirigidas às famílias, recorrem a materiais simples, para os pais e os docentes e sobretudo as crianças ficarem familiarizadas com os mesmos e os possam descobrir. Com o apoio dos adultos conseguirão explorar a arte na simplicidade de criar a brincar e fazer do jogo um grande espaço teatral.
o que o festival tem a dizer
Esta oficina consiste na colocação do jovem em contacto com uma realidade criativa distinta, onde para se alcançar a dramatização se passa pela criação do objeto cénico, ou seja, a marioneta. Esta marioneta, de estrutura simples, evoca o imaginário das criaturas voadoras que povoaram e continuam a povoar os céus.
E como a imaginação não tem fim, estes seres podem igualmente voar por todas as mentes.
Cada jovem cria a sua própria marioneta, sendo a mesma um ponto de partida para um projeto mais alargado em torno de histórias que abordem a intenção do voo.
Centro Multimeios de Espinho, FACE / Museu Municipal de Espinho