Assinatura do Contrato da Requalificação do Canal Ferroviário de Espinho

A Câmara Municipal de Espinho realizou uma cerimónia de assinatura do contrato de adjudicação da empreitada do ReCaFE – Requalificação do Canal Ferroviário em Espinho.
A cerimónia teve lugar no passado dia 5 de maio, no salão nobre dos Paços do Concelho de Espinho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, dos responsáveis pelo Gabinete de Arquitectura que concebeu o Projeto e a empresa adjudicatária da obra.

O inicio da obra ainda aguarda o visto do Tribunal de Contas, mas a autarquia conta que a respetiva aprovação possa verificar-se a tempo de as obras arrancarem em junho, mediante um investimento de 12,5 milhões de euros.

Com um prazo de execução de três anos, embora com o “compromisso [da construtora] de que será executado em menos tempo”,a intervenção prevê transformar a Alameda 8 “numa sala de visitas da cidade”, com espaços verdes, espaços comerciais, uma ponte pedonal, uma pala para eventos, áreas de estadia, um ponto intermodal para transportes públicos e um parque de estacionamento subterrâneo, referiu o autarca, Pinto Moreira.

Duas outras medidas também anunciadas: as tubagens para circulação de ar entre a linha férrea e a superfície serão “cortadas e camufladas para se tornarem mais interessantes do ponto de vista visual” e os muros com rede que fazem a separação entre o túnel do comboio e as habitações também serão adaptados, no extremo norte da via com arranjos verdes e no limite sul com novas áreas pedonais, para que os carros deixem de circular entre o muro e os restaurantes.

Nesta sessão foi apresentado este video, como demonstração visual do projeto de Requalificação do Canal Ferroviário à Superfície em Espinho

Artigos Relacionados