Nos passados dias 20 a 23 de Outubro, decorreu emLoures, Lisboa,mais uma edição do campeonato internacional de Kempo Karaté (IKKC –International Kenpo Karate Championships Portugal 2022). Esta é uma competição inter-estilos organizada pela Federação Internacional de Kempo(IKF) e pela Federação Portuguesa de Lohan-Tao Kempo (FPLK) que decorre interruptamente desde 1964 em diversos países.A IKF e a FPLK sãoorganizações que agregamvárias associações e federações de artes marciais, independentemente do país de origem ou do estilo de arte marcial praticado.
Segundo números da própria organização do evento, o campeonato do mundo contou com a participação de 650 atletas oriundos de cerca de25países. Assim, no pavilhão Paz e Amizade decorreram em paralelo mais de 300 competições mundiais, desde competições de formas tradicionais de mãos nuas e armas (combate imaginário previamente estudado que deverá ser executado com a máxima perícia e vigor), até às competições de combates corpo-a-corpo de mãos nuas e com armas tradicionais.
Mais uma vez, atletas Espinhenses da Federação Portuguesa de Artes Marciais Vietnamitas (FPAMV), sedeada em Espinho, marcaram presença no evento, representando desta forma oViet-Vo-Dao Portugal e o estilo de Mestre Tran-Huu-Ha, o introdutor do Viet-Vo-Dao em Portugal. Apenas 6 atletas estiveram presentes em representação da FPAMV, todos eles alunos de Jorge Belinha (7ºDan de VietnameseKempo pela FPLK) na Associação Portuguesa de Artes Marciais (APAM), também sediada na cidade de Espinho. As suas prestaçõesforam louváveis, conseguindo 5 atletas arrecadar 8 pódios individuais:
Pedro Pinto:
3º lugar – formas de mãos vazias
2º lugar – formas de armas tradicionais
Francisca Duarte:
1º lugar – formas de mãos vazias
3º lugar – formas de armas tradicionais
Pedro Silva:
2º lugar – formas de armas tradicionais
Inês Silva:
1º lugar – formas de armas tradicionais
Carol Pinto:
1º lugar – formas de mãos vazias
2º lugar – formas de armas tradicionais
A delegação da FPAMV contou ainda com o apoio técnico da delegada Susana Ferreira, inexcedível no seu apoio aos atletas. Uma vez que o evento foi organizado pelo FKLK, estes títulos internacionais obtidos pelos atletas da FPAMV são reconhecidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
O espírito de sacrifico e entrega dos atletas da FPAMV e dos seus familiares foi notável, suportando na totalidade os encargos financeiros inerentes à competição.A organização do campeonato internacional de Kempo Karaté organizado pela Federação Internacional de Kempoe pela Federação Portuguesa de Lohan-Tao Kempo, confirmou as expectativas iniciais e esforçou-se por atender às necessidades dos milhares de participantes. Sublinha-se por fim o ambiente festivo, e de amizade, que se respirou desde o instante inicial até ao instante final da competição. Uma verdadeira celebração da amizade e uma verdadeira homenagem ao espírito das artes marciais.