Silvalde foi palco, nos dias 19 e 20 de julho, de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore, promovido pelo Rancho Folclórico de S. Tiago de Silvalde, no âmbito do seu 47.º aniversário.
O evento decorreu na Casa da Cultura Santiago e contou com uma forte adesão da comunidade, num fim de semana dedicado à promoção das tradições populares, da música e da dança. A abertura, no sábado à tarde, incluiu uma pequena feira de artesanato, licores e tasquinhas com petiscos, que decorreu durante os dois dias do festival.
Durante a tarde de sábado, os grupos participantes foram recebidos oficialmente na Junta de Freguesia de Silvalde, onde foram entregues lembranças como forma de agradecimento e acolhimento.
A noite foi dedicada ao folclore, com atuações no palco da Casa da Cultura Santiago dos seguintes grupos: Rancho Folclórico de Pedreiras – Porto de Mós; Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde – Espinho; Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo – Ílhavo; Grupo Folclórico da Associação Cultural Recreativa Sra.ª da Aparecida – Lousada e o Dance Ensemble Poltex – Lodz (Polónia), grupo convidado internacional.
O domingo trouxe uma Tarde Cultural, com atuações do Grupo Espinho Mar a Cantar, do Grupo de Cavaquinhos do Grupo Musical de S. Paio de Oleiros e do Grupo Baladas e Nostalgia, numa celebração mais informal, mas igualmente vivida com entusiasmo.
A presença internacional do Dance Ensemble Poltex, da cidade polaca de Lodz, foi um dos destaques do festival. O grupo permanecerá em Espinho até ao dia 24 de julho, participando em várias atividades de intercâmbio e partilha cultural.