Debateu-se Amadeo de Souza-Cardoso na Biblioteca

McDonalds_530x80_baixonoticia

Decorreu na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, este sábado, dia 29 de Setembro, um ciclo internacional de mesas-redondas, com o tema “Cidades de Amadeo”. A mesa foi composta por Ana Paula Machado, Fernando Rosa Dias e Hugo Barreira, tendo sido moderada por Marta Soares. A sessão também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira.

2018 é um centenário triste, mas esta mesa-redonda veio contornar a morte com memórias e obras mais solares que ligam Amadeo de Souza-Cardoso a Espinho, que veio a falecer em Outubro de 1918, na casa de férias da família em Espinho.
Nesta sessão, recuou-se à animada vivência intelectual e artística em Espinho na década de 1900, destacando o encontro entre o muito jovem Amadeo e o médico e escritor Manuel Laranjeira. Enquanto lugar desse encontro, que tanto estimulou o interesse de Amadeo pela caricatura, a cidade de Espinho tornou-se ponto de partida para se revisitar e debater o lugar da caricatura na obra de Amadeo e na modernidade.
Por Filipe Couto

Artigos Relacionados