21.8 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Maio 29, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Dia da Escola Azul mobilizou centenas de alunos para limpeza das nossas praias

O Dia Escola Azul 2023 – “Isto Não é a Minha Praia”, é comemorado anualmente no dia 19 de maio e o desafio lançado a cada escola este ano foi organizar uma limpeza de praia (ou alternativa) mobilizando a comunidade local, recolhendo e mostrando o lixo que se conseguiu apanhar.

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira de Espinho, nesta ação conseguiu unir e mobilizar a comunidade em torno desta causa pelo Oceano, onde todos foram verdadeiramente incluídos.

A iniciativa contou com a participação de um total de cerca de 1100 pessoas (alunos, professores, Pais/EE e Assistentes Operacionais) e parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal de Espinho (Divisão da Educação e Cultura, Divisão do Urbanos e Ambiente, Divisão de Juventude e Desporto e Divisão da Comunicação e Eventos), Juntas de Freguesias de Anta/Guetim, e Espinho, FCAPE – Federação Concelhia das Associações de Pais de Espinho, Centro de Formação Desportiva de SURF do AEML, NASCENTE – Cooperativa de Ação Cultural “Ambiente na Nascente”, AIPAL e Lipor.

As atividades dinamizadas tiveram como principais objetivos: consciencializar a comunidade educativa e público em geral, para a problemática da poluição marinha e preparar os alunos e comunidade educativa em geral, para que sejam proativos na sociedade em que vivem e que tomem decisões conscientes para um FUTURO MAIS SORRIDENTE e SUSTENTÁVEL!

O Agrupamento de Escolas Dr.º Manuel Laranjeira, a nível nacional foi considerado o de maior impacto, no que diz respeito ao número de participantes!
O resultado desta ação de limpeza traduziu-se numa recolha de Lixo de 100,2 kg.

SOBRE A ESCOLA AZUL
A Escola Azul é um programa educativo de Literacia do Oceano e foi lançado oficialmente em Portugal no ano 2017. Portugal ganhou o estatuto de pioneiro mundial na criação desta rede e dado o elevado sucesso e inspiradas nesta rede portuguesa, foram criadas outras duas: a Rede de Escolas Azuis Europeias e a Rede de Escolas Azuis Atlânticas.
O Projeto vive em torno da preocupação pela preservação dos Oceanos, que deverá ser uma preocupação de todos, sendo considerada um caso de sucesso pela UNESCO.
Este é um Programa do Ministério da Economia e Mar sendo operacionalizado pela Direção Geral de Política do Mar, e que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Atualmente conta com 375 escolas e uma rede de parceiros com mais de 110 entidades e 18 Municípios Aderentes.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Abertura da Passagem Inferior Rodoviária em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Alteração da circulação automóvel em Silvalde

0
A Câmara Municipal de Espinho informa que a partir de 18 de maio, o trânsito automóvel na passagem de nível da Rua do Golfe...

Visita da Presidente da Câmara à Peraltafil S.A.

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, realizou uma visita...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR