A 44ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho – um dos mais antigos e destacados festivais de música do género no país – iniciou-se esta sexta-feira passada. Entre 22 de Junho e 21 de Julho, o programa propõe um total de 11 concertos, onde intervirão mais de 200 músicos, com uma assinalável diversidade de solistas, formações orquestrais e reportório de referência.
O concerto de abertura foi da responsabilidade do violinista russo Dmitry Sinkovsky com o agrupamento La Voce Strumentale. O concerto decorreu no Auditório de Espinho – Academia, onde Sinkosvsky interpretou, de forma inventiva e entusiasmante, as conhecidas “As Quatro Estações” de Vivaldi.
O FESTIVAL
Numa programação muito abrangente, fundamentalmente de música “clássica”, mas também com um fim-de-semana totalmente dedicado ao Jazz – com lendas como Michel Portal e Hermeto Pascoal –, o 44º FIME aposta numa diversidade de locais, entre os quais a Igreja Matriz, a Capela de Nª Srª d’Ajuda, a praça do Município, a Praça da Piscina Solário Atlântico, e o Auditório de Espinho. Para Alexandre Santos, coordenador da programação do festival, esta multiplicidade de espaços para a apresentação dos concertos “propiciarão a diversidade, cruzamento de públicos e a envolvência da música com a própria cidade”.
Por ver ficam ainda nomes como os pianistas Pedro Burmester, Lars Vogt ou Mário Laginha, o jovem rising star Edgar Moreau no violoncelo, o excepcional oboísta Lucas Macías Navarro com a Camerata da Orquestra Sinfónica de Castilla y León ou o consagrado alaudista Edin Karamazov, bem como, as orquestras Real Filharmonía de Galicia, Orquestra Clássica de Espinho (OCE) ou Orquestra de Jazz de Espinho.
O convidado do concerto de encerramento da 44ª edição do FIME, a 21 de Julho, dispensa apresentações. Mário Laginha é um dos mais aclamados e criativos pianistas e compositores portugueses e será protagonista num concerto que acontece ao ar livre, com a OCE onde irá interpretar o seu próprio “Concerto para piano e orquestra” e ainda “Raphsody in Blue” de Gershwin.
Imagem/Edição: Filipe Couto