EDP Corrida de Espinho homenageia António Leitão

António Leitão foi a personalidade em destaque esta manhã na apresentação oficial da 2ª edição da EDP Corrida de Espinho, que decorreu na Câmara Municipal de Espinho.

Este evento pretende homenagear uma personalidade importante do mundo do atletismo que começou a sua carreira no clube da sua terra natal e que presenteou Portugal com grandes feitos olímpicos.

Este foi o tema principal da apresentação, onde Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, deu início à Conferência de Imprensa revelando o seu apreço por António Leitão para além dos seus feitos no mundo do atletismo, caracterizando-o como uma pessoa distinta. Destacou igualmente a importância do seu treinador, Jorge Ramiro, presente também na mesa de oradores. O diretor da Runporto espera que o evento tenha uma forte adesão por parte dos espinhenses e mencionou a beleza do seu percurso, ao longo da orla marítima de Espinho, sendo esta uma oportunidade de praticar exercício físico com uma paisagem maravilhosa. A presença de mais atletas de elite é esperada e, entre os já inscritos, destacou Rui Pedro Silva (Sporting C. P.), Rui Muga (Clube Académico de Mogadouro), Artur Rodrigues (G. D. C. Guilhovai), Leonor Carneiro e Fátima Silva (C. D. Póvoa).

Para Aurora Cunha, madrinha do evento e embaixadora Liberty Seguros, esta é uma corrida especial, representa um belo tributo a um companheiro do atletismo que considerava como seu irmão. Elencou enumeras qualidades humanas que António Leitão detinha e que o tornavam, para além de um bom atleta, uma excelente pessoa.

Jorge Ramiro, antigo treinador de António Leitão, emocionou-se ao relembrar o seu atleta. Mostrou-se agradecido pela homenagem que esta corrida presta e referiu que há laços que não se quebram, nomeadamente o que tinha com António Leitão.

Em representação da Câmara Municipal de Espinho, Dr. Quirino Jesus, deu as boas vindas à cidade declarando que António Leitão foi grande, continua a sê-lo e que a EDP Corrida de Espinho permite manter viva a lembrança dos seus feitos. O atletismo é uma realidade nesta cidade, através da emergência de mais grupos de corrida organizados. O vereador referiu ainda que Espinho é o berço de muitos campeões e que vai continuar a apostar no atletismo para levar o nome da cidade pelo mundo.

Depois do sucesso alcançado pela primeira edição da EDP Corrida de Espinho em 2016, a segunda edição do evento realiza-se a 22 de outubro de 2017. A partida está marcada para as 10h00 na Zona Pedonal de Espinho e a chegada é no mesmo local.

É uma prova composta por duas distâncias, uma Corrida de 10 km e uma Caminhada de 5 km, com um percurso que acompanha a marginal da cidade.

Para aqueles que não foram a tempo de se inscrever online, podem realizar inscrições de última hora no sábado, dia 21 de outubro, entre as 10h e as 19h, no Centro Comercial Solverde. O levantamento dos kits de participante pode ser feito no mesmo local e horário.

Artigos Relacionados