10.8 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Festival Internacional de Folclore animou a cidade

Espinho viveu no passado sábado, mais uma edição do seu Festival Internacional de Folclore, Tradições do Mundo, integrado na animação cultural da nossa cidade nesta época do verão.

Pelas ruas de Espinho, andaram os Caretos de Lazarim (Lamego) a mostrar os seus trajos característicos e com uma arruada a anunciar o Festival que se iria realizar à noite.

Chegados ao Largo da Câmara, onde já se encontravam as entidades convidadas e os grupos participantes, hastearam as bandeiras de Portuga, Espinho, Federação Folclore Português, da Associação Folclore do Concelho de Espinho e dos países estrangeiros presentes (México e Geórgia).

No Salão Nobre da Câmara Municipal decorreu a Sessão Solene, onde estiveram presentes, em representação da Câmara, o seu Vice-presidente, Dr. Vicente Pinto, os presidentes de Junta de Freguesia de Paramos, Silvalde e Anta Guetim, o Sr. Manuel Dias, Sr. Jose Carlos Teixeira e o Sr. Nuno Almeida, respetivamente, o Presidente da Associação de Folclore do Concelho de Espinho em exercício, Sr. Francisco Moreira e em representação da Federação do Folclore Português, Dr. António Gabriel, um dos seus vice-presidentes.

Após um “momento musical” a cargo do Grupo Baladas e Nostalgia, de Espinho, decorreram os habituais discursos pelas entidades, Associação, Federação e Câmara, onde destacaram e elogiaram o trabalho dos grupos de folclore na sociedade dos nosso dias e tão quanto são importantes para a preservação das nossas tradições. Após a entrega das lembranças aos grupos presentes, dirigiram-se para o Centro Luzo Venezolano, onde foi servido o Jantar a todos os presentes, proporcionando um pequeno convívio entre eles.

Já trajados e num pequeno desfile, os Grupos saíram da Alameda, em direção da Câmara Municipal, local onde estava montado o palco. Os Grupos de Lazarim e do México destacaram-se dos demais, face característicos dos seus trajos.

Participaram na edição deste ano, o grupo da “casa”, o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde, do México o Cultura y Tradion Mexicana Querétaro, o Rancho Folclórico de Montargil, Ponte Sor, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, Coimbra, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca e a fechar, o Grupo Dança Ensemble “Marula”, da Geórgia.

No final, ao som da música “Aleluia” e com a voz da Rita Silva, subiram ao palco alguns dos “protagonistas” e com uma sessão de fogo se encerrou a edição de 2018.

De salientar a qualidade dos grupos presentes que vieram dar a este Festival o prestígio que já vem tendo a nível nacional e assim dar alento para que os grupos da Associação continuem a trabalhar para que cada ano seja ainda melhor.

VEJA A NOSSA GALERIA DE FOTOS COMPLETA

 

Texto: Francisco Moreira

Fotos: Diogo Proença, Carlos Salvador, C.M. Espinho

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR