16.3 C
Espinho Municipality
Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Folclore e muita animação nas Tasquinhas de Silvalde

Decorreu entre os dias 21 e 24 de Julho o “Silvalde em Festa – Tasquinhas de S. Tiago”. Foram noites bem animadas com diversos grupos musicais a subir ao palco, desde Artmedia Band, Lean Cruz, Duo Mar Calmo, Tita e Estrelas Incomparáveis.

Durante o Silvalde em Festa, realizou-se mais uma edição do Festival Internacional de Folclore / Silvalde 2017, organizado pelo Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde.

Este ano, e após um interregno de vários anos por falta de condições logísticas, foi possível realizar um intercâmbio com o Grupo Danza Pobladura de Pelayo García, de Leon, do norte de Espanha. Este grupo ficou instalado na Casa da Cultura Santiago desde sexta-feira até domingo, e assim fazer com que conhecessem um pouco da nossa freguesia e do nosso concelho.

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde já se tinha deslocado a Espanha em Abril último para participar nas festas da Vila de Pelayo Garcia.

O programa do Festival iniciou-se pelas 18h30 horas com a concentração dos grupos no largo da Junta de Freguesia, seguindo-se a sessão de boas-vindas no Salão Nobre, com entrega de lembranças aos Grupos convidados. Estiveram presentes, em representação da Junta de Freguesia de Silvalde, o Sr. António José Costa, o Presidente do Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde, Sr. Francisco Moreira e em representação da Federação do Folclore Português, O Sr. Manuel Vasco e em representação da Câmara Municipal, Dr. Quirino.

Resumindo os discursos, o representante da Junta de Freguesia deu as boas vindas aos grupos presentes e desejou uma boa estadia pela nossa freguesia, o presidente do Rancho de Silvalde, enalteceu o trabalho que os grupos têm desenvolvido, apesar das dificuldades financeiras, o representante da Federação, elogiou o trabalho que o Rancho de Silvalde tem desenvolvido ao longo dos anos e por fim o Dr. Quirino, também dirigiu-se aos presentes desejando que levem para as suas terras uma boa recordação de como foram bem recebidos durante umas horas na nossa “terra”.

O jantar convívio decorreu na Casa da Cultura Santiago, onde confraternizaram todos os presentes e deram sentido à razão da existência dos Festivais. Durante o mesmo, aproveitaram para cantarem músicas características das suas regiões.

Participaram neste Festival, para além do grupo organizador, o já referido Grupo Danza Pobladura de Pelayo García, de Leon, Espanha, o Rancho Folclórico de Maceira, de Leiria, o Rancho Folclórico S. Martinho de Penacova, Felgueiras e para encerrar da melhor forma e com os seus trajos característicos e coloridos, La Compañía Mexicana de Danza Folklórica, do México.

Mais uma vez, foi um espetáculo com um nível elevado, com a qualidade, e cujo os grupos presentes realçaram a organização, quer do Festival, quer das “Tasquinhas” onde estava uma moldura humana que impressionou os presentes.

Texto: Francisco Moreira

Fotos: Carlos Salvador / Filipe Couto / JF Silvalde

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR