Espinho recebeu, na noite de 7 de junho, um evento que juntou o futebol de rua e a solidariedade. O auditório do Centro Multimeios de Espinho foi palco da apresentação da 2ª edição do Torneio de Futebol de Rua, que se realizará em setembro, e de um concerto pela Banda da Força Aérea Portuguesa, cuja a angariação de alimentos reverteu a favor da cantina social da Paróquia de Espinho.
O futebol de rua é uma modalidade que promove a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o diálogo intercultural, entre outros valores. O torneio de Espinho contará com equipas mistas, com jogadores e jogadoras de diferentes faixas etárias, que disputarão partidas de 14 minutos em campos delimitados.
O evento contou com a presença de várias personalidades ligadas ao futebol e à ação social, como Hélder Postiga, ex-internacional e diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Matos, treinador adjunto do Liverpool, Diogo Rochinha, jogador do Sporting CP, Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, vice-presidente da Câmara, Lurdes Rebelo, vereadora da Câmara, Tiago Paiva, presidente da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE), e o padre Artur Pinto, pároco de Espinho.
Todos destacaram a importância da iniciativa, que teve uma componente social de ajuda à cantina da Paróquia de Espinho, que viu o número de pessoas que apoia aumentar de 35 para 85 desde o início da pandemia. O IPDJ prometeu tentar ajudar a causa e elogiou o futebol de rua como um espaço de liberdade e inclusão. A Presidente da Câmara Municipal de Espinho no seu discurso, afirmou que o futebol popular pode contar com o seu apoio para angariar géneros alimentares ou outras formas de ajuda.
O concerto pela Banda da Força Aérea Portuguesa foi um momento musical que animou o público presente e contribuiu para a angariação de alimentos para a cantina social. O futebol de rua e a solidariedade mostraram-se assim como dois pilares da comunidade espinhense.