Início do projeto “Na Escola Eu Tenho Tudo”

A Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Espinho, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho têm em desenvolvimento um programa denominado “Na Escola Eu Tenho Tudo”.
O projeto “Na Escola Eu Tenho Tudo”, apresenta como finalidade permitir que as crianças abrangidas pelas medidas seletivas e adicionais das Escolas do Ensino Básico do Concelho de Espinho possam usufruir, em contexto escolar, de apoios na área da Terapia da Fala, Fisioterapia, Psicologia, dança criativa, psicomotricidade e Hipoterapia.
No âmbito deste projeto, o Município através de Protocolo com o AeroClube da Costa Verde iniciou, no ano letivo 2012/2013, um trabalho na área da Hipoterapia visando não só as suas aprendizagens académicas como também as questões relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e social, saúde e bem-estar.
Neste sentido, as sessões de hipoterapia iniciaram hoje no Centro Hípico situado em Paramos. Eberon é o nome do cavalo que acompanhou as crianças abrangidas pelas medidas seletivas e adicionais inseridas no Centro de Apoio à Aprendizagem de Autismo (CAA) da Escola Básica Sá Couto. As crianças vivenciaram momentos pedagogicamente enriquecedores com exercícios de devolução de afetos ao animal e muitos sorrisos.
Trata-se de um projeto de sucesso crescente que pressupõe a criação de oportunidade de acesso a todos, promoção da qualidade de vida e da inclusão.