fbpx
24.1 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Maio 28, 2020
Inicio Notícias Cultura José Milhazes esteve à conversa nas Escola Gomes de Almeida

José Milhazes esteve à conversa nas Escola Gomes de Almeida

Data

- Publicidade -

José Milhazes, que todos conhecemos pela sua imponente barba branca, foi um convidado excecional, no passado dia 30 de Maio, na Escola Secundário Dr. Manuel Gomes de Almeida, para compreender a Rússia, pois tem formação académica em História da Rússia – com doutoramento em 2008 – e viveu desde 1977 até recentemente no país (desde o início dos anos 90, como correspondente em Moscovo, inicialmente do Público).
Na Rússia, José Milhazes foi testemunha em primeira mão do regime soviético – com o qual se foi progressivamente desencantando –, da queda da “cortina de ferro” e, mais recentemente, da emergência da nova Rússia de Putin.
O mote para a conversa com os alunos foi a leitura dos seus livros, os regimes totalitaristas, que se enquadram nos conteúdos programáticos tanto do 9.º ano como do 12.º ano, e alguns dos principais aspectos e estratégias referentes à geopolítica russa.
As duas sessões, em que participou, não foram só uma lição de história e cidadania, mas também um relato dos seus 38 anos, das vivências do jornalista sob o regime comunista.
A maior lição dada aos jovens foi a de que os jovens “não devem tomar as virtudes da democracia como dado adquirido” e que estes”…não devem ter medo de mudar de opinião”.
A iniciativa foi dinamizada pela Equipa da Biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, em articulação com o grupo de História.

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR