Março – Mês de Leituras no AEMGA

A Semana da leitura comemora-se, anualmente, no mês de março, este ano de 7 a 11. Contudo, a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida optou por festejar a leitura durante todo o mês, articulando a literatura com diferentes artes – a poesia, a música, a ciência, a gastronomia e o cinema – onde a palavra, o texto, o paladar, o argumento e a musicalidade dos sons andaram em sintonia.
As várias atividades promovidas visaram a promoção e o desenvolvimento da literacia da leitura, bem como as demais literacias (digital, cinematográfica, da informação) e a promoção de uma cidadania ativa e responsável. Foram concretizadas em articulação com diferentes departamentos curriculares e com o apoio de diferentes parcerias;  equipa do PNC, equipa projeto AEMG@SMART, PNL2027, RBE, Visão Júnior, FEST, BM de Espinho, Centro Multimeios e Restaurante vegetariano “Terra Viva”.

Dentre as muitas ações realizadas, destacamos Encontros de Autor, nas diferentes bibliotecas escolares do AEMGA: sessões com o escritor e apicultor Paulo Santos, nas escolas básicas de Paramos e de Espinho 2; um encontro online com a escritora Carla Garrido, na Escola Básica de Silvalde e a visita de Nuno Alvim, autor do livro “Alice no País das Lentilhas”, às Escolas Domingos Capela e Dr. Manuel Gomes de Almeida, com direito a showcooking e degustação, pois teve ajuda à produção de Sofia Ramos do “Terra Viva”.

No dia 22 de março, 165 alunos do 12.º ano tiveram a possibilidade de assistir à exibição do documentário “José e Pilar”, do realizador Miguel Gonçalves Mendes, no Centro Multimeios de Espinho, iniciativa inserida no centenário do autor, e que aconteceu com o apoio da equipa do PNC – Lisboa – e do Centro Multimeios de Espinho.

Na Escola Domingos Capela ainda no âmbito do centenário de José Saramago e da ação “Ler com a BE”, foram lidos diferentes excertos de variadas obras de Saramago, em várias turmas, bem como promovida uma Estafeta da Leitura que envolveu todas as turmas da escola (do 5º ao 12º ano).

À semelhança de anos anteriores também se promoveram as “Leituras Encenadas” com a contadora de histórias Ana Esteves, na escola sede, e a ”Hora do Conto” com Sandra Vieira, na Escola Básica de Silvalde e na Escola Domingos Capela, atividade resultante da parceria com a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Ainda a destacar a participação extraordinária de 10 alunos do AEMGA (do 1.º ciclo ao ensino secundário), na 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura – fase intermunicipal – prova escrita e o envolvimento de várias turmas da Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e Domingos Capela na campanha eleitoral “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania.

Março foi seguramente um mês com fortes motivos para se celebrar a leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo.