20.9 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Agosto 16, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Miguel Maia e João Brenha vão voltar a formar dupla!

A mais famosa dupla portuguesa de Voleibol de Praia de sempre, que disputou três edições dos Jogos Olímpicos e venceu por 8 vezes o Campeonato Nacional de Duplas, entre outras competições de relevo, está de regresso e para competir com outras duplas internacionais que, tal como ela, fizeram história na modalidade.

O evento, denominado Solverde Legends, trará até ao estádio montado na Praia da Baía (20 e 23 de Julho) – e que está a ser palco do Beach Pro Tour Challenge de Espinho – alguns dos maiores vultos do Voleibol e Voleibol de Praia internacionais e dos respectivos países e que ajudaram a moldar a projecção mundial que a modalidade tem nos dias de hoje.

Nomes como Jorre Kjemperud/Vegard Hoidalen (Noruega), Eduardo Martinez/Martin Conde (Argentina), Franco Neto/Luiz Jesus «Luisão» (Brasil), Abreu Morais/Emanuel «Manucho», Conrad Leinemann/Rich Vanhuizen (Canadá), Juan Milanés/Gilbert Castillo (Cuba), Nicola Grigolo/Paolo De Angeli (Itália), Jean-Phillipe Jodard/Sébastian Huchard (França) ou Fábio Diez/Agustin Correa (Espanha).

A antiga dupla olímpica explica de onde surgiu a ideia:
Nós somos entusiastas da modalidade e como estamos a organizar eventos de Voleibol, surgiu a hipótese de prolongarmos por mais uns dias este estádio montado na Praia da Baía e onde está a decorrer o Challenge de Espinho. Isso deu-nos a possibilidade de trazer até ao nosso País antigos craques do Voleibol mundial. Ainda para mais a Espinho, onde muita gente se habituou a vê-los a jogar em etapas mundiais.
E porque não reviver um pouco a dupla Maia/Brenha, que muitos jovens já ouviram falar mas nunca viram a jogar. Como é óbvio, vamos fazer um torneio num ritmo completamente diferente daquilo que tínhamos antes, com os atletas mais lentos e a saltarem menos mas que darão com certeza um espectáculo que vai agradar ao público e que este saberá corresponder, enchendo o estádio.
Apelo a todos os amantes do Voleibol, às pessoas que nos viram jogar, que venham ver os jogos, encham de entusiasmo as bancadas pois a modalidade tem muito a ganhar com eventos desta natureza“.

Miguel Maia João Brenha, que deixaram de formar dupla no Voleibol de Praia em 2009, tiveram muitos momentos marcantes ao longo da sua carreira, dos quais se destacam:
1991 – Vitória no primeiro torneio de duplas realizado em Portugal (Espinho)
1993 – Vitória na 1.ª edição do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia
5.º lugar no Campeonato da Europa (Almeria, Espanha)
1994 – Participaram pela 1.ª vez no Circuito Mundial, tendo obtido o 9.º lugar no Open do Japão
No segundo open que disputaram (Rio de Janeiro, Brasil) conseguiram o 7.º lugar
1996 – 4.º lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos)
– melhor equipa no Serviço
– Miguel Maia: o melhor na Defesa
– João Brenha: o melhor no Bloco
1998 – 1.ª vitória no Circuito Mundial, no Open da Bélgica (Ostende), com 6 jogos e 6 vitórias
1999 – 2.ª vitória no Circuito Mundial, no Open da Rússia (Moscovo), com 6 jogos e 6 vitórias
2000 – 4.º lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália)
2003 – 4.º lugar no Campeonato do Mundo (Rio de Janeiro)
Lesão de Miguel Maia impede a dupla de disputar as meias-finais
2004 – 9.º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas
A dois meses da realização dos Jogos, João Brenha é operado a uma rotura de ligamentos
2008 – 8.ª vitória, em 8 finais disputadas, no Campeonato Nacional de Voleibol de Praia.

Latest Posts

spot_imgspot_img

NÃO DEIXE DE VER

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR