A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, inaugurou hoje de manhã (15 setembro) a rede pública de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) de Espinho, na presença de representantes de diversas instituições locais e nacionais.
No total, estão já colocados no concelho 6 equipamentos de acesso público a operadores devidamente certificados, três equipamentos em cabine de rua disponíveis 24 horas por dia, dois nas sedes de agrupamento de escolas e um entregue à Polícia de Segurança Pública.
Até ao final do mês serão ainda instalados mais quatro desfibrilhadores em cabines de rua, na freguesia de Paramos junto ao centro de Saúde, na zona norte do Centro Multimeios, na zona poente do Fórum de Arte e Cultura de Espinho e no acesso às escadas da Praia da Baía.
Para operar estes equipamentos estão já disponíveis cerca de 400 cidadãos certificados, incluindo as forças de segurança e bombeiros, que são acionados através de um sistema de chamada de emergência, hoje também testado.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, este é um investimento de importância vital em equipamentos que salvam vidas, que foi alargado a todas as freguesias, e que é o primeiro programa no país, a norte do distrito de Leiria, a disponibilizar desfibrilhadores em cabines de rua, acessíveis 24 horas por dia.
Recorde-se que em locais onde o programa de DAE proporciona início imediato de suporte básico de vida e o primeiro choque nos 3 minutos após o colapso cardíaco, a taxa de sobrevivência é superior é 74% para o ritmo mais comum de paragem cardíaca, a fibrilação ventricular.