16.3 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

O papel de Espinho na história do poker português

Em 2009, o jornal Diário de Notícias entrevistou um advogado português após uma vitória num jogo de poker. O entrevistado comparou o elemento estratégico do jogo com o dia a dia de um advogado e deixou uma mensagem para o futuro: “Portugal está no bom caminho.”
Mais de uma década após a publicação da entrevista, o poker português atingiu níveis de popularidade sem precedentes. Hoje, trata-se de um dos grandes passatempos nacionais, principalmente prevalente entre jovens com educação universitária, jogado maioritariamente em sites de poker online. Segundo os dados mais recentes da Sociedade de Regulação e Inspeção de Apostas (SRIJ), integra uma indústria com rendimentos brutos trimestrais superiores a 100 milhões de euros.
O poker nacional evoluiu muito desde 2009. Mas foi na cidade de Espinho que poker competitivo português deu os seus primeiros passos. Neste artigo, vamos olhar para a evolução do jogo de cartas mais famoso do mundo em Portugal e perceber até que ponto a cidade de Espinho influenciou o seu crescimento impressionante.

Espinho: o berço do poker competitivo português


Em Espinho organizaram-se alguns dos primeiros grandes torneios de poker em Portugal.

Tudo começou em 2006. Foi então que se organizou em Espinho um dos primeiros torneios portugueses de “shuffle up and deal,” que contou com a participação de mais de 200 jogadores. À data, a vitória sorriu a Luís Medina, que superou a concorrência de vários adversários de renome que ainda hoje integram o bastião do poker nacional—incluindo o jogador profissional e comunicador de poker André Coimbra.
A cidade de Espinho e as suas mesas de jogo foram determinantes para a evolução do poker em Portugal, principalmente ao nível competitivo. Foi em Espinho que os portugueses aprenderam a jogar poker com seriedade, imitando os grandes nomes do poker internacional. Na primeira década do século XXI, Portugal ainda estava a aprender a apreciar a habilidade de ícones da modalidade como Daniel Negreanu ou Phil Ivey, que figuravam nas transmissões televisivas da WSOP ou da EPT que passavam na SIC Radical.

Espinho inspirou sucesso fora de portas

A cidade de Espinho continuou a ser a casa dos maiores torneios de poker nacionais até 2019, altura em que o poker em formato físico foi vítima de um forte abalo que se sentiu em vários setores da economia.
O número de participantes aumentou progressivamente desde 2006, assim como o valor dos prémios. Entre os maiores vencedores das temporadas de poker que passaram pela cidade constam nomes como Miguel Almeida, Carlos Correia, João Manana, ou Duarte Afonso. Em 2015, Filipa Lemos foi a primeira (e única) mulher a levar para casa o primeiro prémio.
Com berço na cidade de Espinho, o poker português deixou de ser um passatempo. Tornou-se num jogo mais sério e levou à profissionalização de vários jogadores portugueses. Fora de portas, ícones do poker nacional como João Vieira, Diogo Veiga, Pedro Marques, ou João Barbosa conseguiram mesmo vencer torneios da WSOP, uma espécie de “Liga dos Campeões” do poker mundial. Mas a aventura estava apenas a começar…

A explosão do poker online em Portugal


O poker texas holdem é o formato mais jogado de poker online.

Se foi em Espinho que o poker competitivo deu os primeiros passos em Portugal, foi na Internet que este ganhou um novo papel de destaque. Em 2015, a criação da primeira lei do jogo online motivou grandes marcas internacionais de poker online a investir em território nacional. Desde então, tornou-se possível jogar poker em mesas digitais em Portugal com todas as garantias de segurança.
Nasceu assim uma nova geração de poker português, desta vez com a Internet como pano de fundo. Tornou-se possível jogar em sites licenciados com bónus para novos jogadores e multi-mesas interativas de texas holdem poker.

Poker online potenciou a profissionalização

Os sites de poker online ofereceram aos principais jogadores de poker de Portugal a oportunidade de se tornarem profissionais. Com tantos torneios e mesas de jogo por onde escolher, vultos do poker nacional como André Coimbra jogavam poker diariamente e faziam do jogo profissão. Coimbra tornou-se mesmo no maior streamer do poker português e editou “Torneios de Poker,” o primeiro livro do género em língua portuguesa.
Atualmente, Coimbra continua a trabalhar como comunicador da modalidade e conta com milhares de fãs na sua página de Twitch e no seu site oficial, Cantinho do Coimbra.

Termos técnicos e comunidades online são cada vez mais comuns

A difusão do poker online contribuiu para que a popularidade do poker nacional atingisse níveis sem precedentes. Hoje, uma pesquisa rápida pelo YouTube permite concluir que os jogadores profissionais encaram as cartas como um verdadeiro desporto de alta competição. Existem dicas e estratégias altamente técnicas, e há até quem não descure a importância de noções como a nutrição ou a meditação.
Cerca de 15 anos depois de a cidade de Espinho ter introduzido o poker competitivo em Portugal, o jogo continua a dar frutos em território nacional. Lá fora vai acontecendo o mesmo, e a WSOP estima que existam cerca de 100 milhões de jogadores de poker em todo o mundo.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Municípo realiza ação de sensibilização sobre assédio moral no trabalho

0
No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Concelho de Espinho, a Câmara Municipal promoveu no dia 2 de maio,...

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR