Por Paulo Jorge Duarte
O Plano Diretor Municipal de Espinho (PDM) já foi aprovado pela Comissão de Coordenação da Região Norte, um importante passo neste processo para entrar em vigor, logo após a sua publicação em Diário da república.
O último requisito para que o processo esteja totalmente cumprido será a  a aprovação do PDM em sede de Assembleia Municipal. A sessão extraordinária, marcada para o efeito, acontecerá esta quinta-feira, dia 29 de julho.
Este PDM é o primeiro de 3ª Geração na Região Norte e cumpre com o novo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial legislado em 2015.
O PDM é um documento estratégico inovador de ordenamento do território, discutido publicamente e com contributos da comunidade. “Este PDM induz um novo ciclo de desenvolvimento sustentado e harmonioso para o concelho, mantendo a sua idiossincrasia e a sua matriz, potenciando as qualidades do seu território e da sua população, criando ferramentas para a criação de riqueza e de postos de trabalho, desenvolvendo a nossa economia local, adoptando as melhores políticas de planeamento e de urbanismo, de acordo com a legislação recente” afirmou Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho. “É um processo complexo, mas que chega a bom porto, sendo o 1º PDM de 3ª Geração aprovado pela CCDRN acrescentou.
PJD





