16.1 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Junho 12, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Projeto Erasmus “So U think U can Read the World??!! … Let´s get Medi@Smarter!” (AEMG@SMART) chega ao fim

Durante os 30 meses de duração do projeto AEMG@SMART, desenvolvido no âmbito da Ação- Chave 1 (KA1), o programa Erasmus+ proporcionou oportunidades de aprendizagem no estrangeiro a 14 docentes de diferentes grupos disciplinares, níveis de ensino e escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, permitindo a sua participação em cursos estruturados e experiências de job shadowing, orientados para a educação para os media e promoção da literacia fílmica e audiovisual em contexto escolar.

Este projeto surgiu da constatação de que a valorização do capital humano é uma ‘vantagem competitiva’ e que o plano de desenvolvimento europeu, apresentado pela equipa coordenadora constituída pelas docentes Isabel Ribeiro, Elda Santos e Marta Costa, permitiria otimizar as competências dos docentes do AEMGA, dotando-os de conhecimentos e aptidões em diferentes literacias, em particular dos media e do cinema, capacitando-os também para a utilização significativa de ambientes/ferramentas digitais e a sua integração em contexto educativo.

Estimular a inovação, adquirir competências nos domínios linguístico e cultural, estabelecer parcerias estratégicas com pares europeus e promover a internacionalização do agrupamento constituíram também alguns dos objetivos visados.

Os docentes envolvidos neste projeto implementaram um conjunto de atividades com os alunos das escolas do agrupamento, das quais se destacam a dinamização de Masterclasses e Workshops de cinema, oficinas de animação e produção de curtas-metragens e podcasts, e a criação de um Clube de Cinema que promoveu sessões regulares de cinema (longas e curtas-metragens), em contexto escolar e sala de cinema, sobre diversas temáticas, desde Bullying, Direitos Humanos, Igualdade de Género, Desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental, Interculturalidade, Media, entre outras, seguidas de debates/conversas com especialistas nas questões abordadas e/ou em cinema. Muitas destas atividades foram promovidas em parceria com o FEST (Festival Novos Realizadores | Novo Cinema), e tiveram o contributo do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação e do Shortcutz Ovar.

Apesar de terminado o projeto, os docentes envolvidos pretendem dar continuidade às atividades referidas, dado o interesse manifestado pelos alunos e a recetividade da comunidade educativa, bem como o impacto positivo que estas tiveram na construção de aprendizagens significativas.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Abertura da Passagem Superior Pedonal em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Abertura da Passagem Inferior Rodoviária em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Alteração da circulação automóvel em Silvalde

0
A Câmara Municipal de Espinho informa que a partir de 18 de maio, o trânsito automóvel na passagem de nível da Rua do Golfe...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR