Realizado 1.º Encontro do Plano Municipal de Saúde

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, a Câmara Municipal promoveu o 1.º Encontro do Plano Municipal de Saúde, no passado dia 7 de Abril, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

A saúde é um dos eixos prioritários da Câmara Municipal e neste primeiro encontro, que teve como objetivo construir as bases do Plano Municipal de Saúde do concelho de Espinho, foram reunidos profissionais das áreas da saúde e de diferentes áreas do conhecimento, bem como outros parceiros da autarquia e demais agentes intervenientes na cidade, num processo que se pretende participativo e de partilha de boas práticas no âmbito da promoção da saúde.

“Espinho tem uma população extremamente envelhecida, com grande necessidade de cuidados de saúde e com tendência para agravar. Temos o segundo índice de envelhecimento mais alto de toda a Área Metropolitana do Porto, com 237 idosos por cada 100 jovens, um valor 43% acima da média nacional, e indicadores de hipertensão, tabagismo, diabetes ou depressão também acima da média nacional. “, referiu um Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis.

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho salientou que  estes “são dados que nos preocupam e, por isso, importa analisar, refletir e trabalhar sobre estes indicadores. Com estes contributos e com o excelente trabalho que tem sido coordenado pelo Dr. Álvaro Monteiro, o Plano Municipal de Saúde de Espinho constituirá uma importante ferramenta estratégica de planeamento, gestão e desenvolvimento social do Município, que definirá as linhas orientadoras e as melhores estratégias de intervenção para melhorar a saúde dos Espinhenses.”