No passado dia 28 de outubro decorreu a sessão de encerramento e devolução de resultados do projeto comunitário “Hortas do Mar”, da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE).
Depois de algumas palavras de agradecimento, por parte da direção da ADCE, os participantes do projeto tiveram oportunidade de assistir a um vídeo documental que resume a execução do projeto em todas as suas fases.
O “Hortas do Mar” foi um projeto financiado pelo programa Bairros Saudáveis, que pretendeu envolver as pessoas que residem na zona da Marinha de Silvalde no cultivo dos seus próprios alimentos de forma biológica, promovendo a melhoria da qualidade da sua alimentação, reduzindo as despesas do seu orçamento familiar e ocupando o tempo de forma saudável.
Ao longo destes últimos meses realizaram-se diversas atividades de sensibilização, de aprendizagem, entre todos os participantes e não só, com o apoio da LIPOR. Realizaram diversos workshops, destinado à comunidade e aos mais novos, no sentido de se promover uma estilo de alimentação mais saudável – jogos didáticos e confeção conjunta de pequenos lanches.
Esta horta está dividida por 10 talhões que foram distribuidos pelas famílias selecionadas para participarem no projeto. Mesmo com o fim do projeto, os “agricultores” vão continuar a trabalhar nas suas hortas, com o apoio da ADCE.
(brevemente este video documental será disponibilizado online pela instituição)



