15 C
Espinho Municipality
Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Taliqua/Mariafe e Bryl/Losiak vencem em Espinho o Beach Pro Tour

As duplas de Voleibol de Praia Taliqua Clancy/Mariafe Artacho Del Solar (Austrália) e Michal Bryl/Bartosz Losiak (Polónia) venceram o FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, que terminou hoje na Praia da Baía, com as finais a contarem com casa cheia e muita animação e um entusiasmo contagiante que coloriu as bancadas.

A vitória no Beach Pro Tour Challenge de Espinho foi um «bis» para Taliqua Clancy e Mariafe Artacho Del Solar, vice-campeãs olímpicas em Tóquio e medalhadas com o bronze no Mundial de 2019, pois a dupla australiana já tinha alcançado o primeiro lugar na Praia da Baía, mais concretamente na etapa do Circuito Mundial aqui disputada em 2018.
Desta vez, Taliqua e Mariafe tiveram de dar a volta a um jogo muito complicado (2-1: 19-21, 21-19 e 15-12) e superiorizar-se a uma dupla, formada pelas norte-americanas Corinne Quiggle/Sarah Schermerhorn, que promete bastante, embora seja apenas o seu segundo ano junta, e que em 2022 tinha conseguido apenas o 9.º lugar nos Challenge de Doha, Kusadi e Tlaxcala e o 17.º lugar no Elite 16 de Gstaad.

É a segunda vez que estamos em Espinho e a segunda vez que vencemos aqui, nesta praia maravilhosa, pelo que não poderia ser melhor. Estamos muito felizes porque fizemos um bom jogo contra as americanas. Estamos muito cansadas, mas igualmente muito orgulhosas da nossa dupla porque lutámos muito e soubemos dar a volta por cima“, salientaram Taliqua Clancy e Mariafe Artacho Del Solar, após a final, que contou com a portuguesa Sandra Deveza na equipa de arbitragem.

Ao último degrau do pódio espinhense subiu a dupla brasileira Andressa Cavalcanti/Vitória de Souza, após derrotar, por 2-0 (21-19 e 21-18), as espanholas Paula Soria e Sofía González, que se mostraram algo desgastadas após terem efectuado 8 jogos neste torneio, num percurso muito exigente que começou no Qualifying e terminou num honroso 4.º lugar.

Andressa e Vitória responderam ao (forte) apoio do público, conhecedor e exigente, de Espinho com uma vitória arrancada a ferros e que teve momentos geradores de grandes emoções devido à garra e determinação evidenciadas pelas quatro atletas.
Já sabíamos que íamos encontrar aqui condições semelhantes às do Rio de Janeiro (a areia, o sol, a praia) e que iria ser um lugar especial, mas isto superou tudo e parecia que estávamos a jogar em casa, com as músicas e com a torcida a apoiar-nos. Obrigado! Espinho vai ficar sempre nas nossas vidas”, referiram, no final, as brasileiras, que já tinham sido medalhadas com o bronze no Challenge de Itapema.

Em masculinos, os polacos Michal Bryl/Bartosz Losiak somaram a terceira vitória em torneios do Beach Pro Tour 2022: triunfaram no Challenge de Espinho, no Challenge de Tlaxcala, no México, e no de Doha, no Catar, ao derrotarem, numa final verdadeiramente digna desse nome, os austríacos Moritz Pristauz/Martin Ermacora , atletas que foram medalhados com o bronze no Europeu de 2019 e no Challenge de Doha.

Após a final, disputada, perante uma casa a abarrotar, a dupla polaca confessou:
“Estamos muito felizes pela nossa primeira vitória aqui, em Espinho, onde contámos com um ambiente espectacular e um público muito caloroso.  Não estávamos a jogar muito bem, especialmente em Gstaad, mas aqui, em Espinho, conversámos muito, concentrámo-nos e tentámos sempre lutar em todos os jogos. Com o passar dos jogos, fomos começando ganhar cada vez mais confiança e isso reflectiu-se na nossa forma de jogar cada vez melhor. Esta medalha de ouro significa muito para a nossa dupla e esperamos conseguir manter este nível nas próximas competições”.

A medalha de bronze foi para uma dupla que venceu, em 2018, a etapa do World Tour disputada em Espinho.
Os letões Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, uma das duplas predilectas do público em Espinho, foram afastados da final por uma dupla polaca, Bryl/Losiak, mas «vingaram-se» (2-0: 21-17 e 21-14) nos seus compatriotas Piotr Kantor/Maciej Rudol, tendo alcançado a medalha de bronze, num jogo que teve como 1.º árbitro o português Rui Carvalho.

entrega de prémios contou com a presença de Victor Pataco, Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), Miguel Reis, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol e Presidente da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB, e Teresa Mendonça, Marketing Manager da Una Seguros.

Texto: fpvoleibol.pt

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR