Último “Forjar e Bulir” antes do Natal

No passado sábado (18 de Dezembro) realizou-se mais um “Forjar e Bulir” antes do Natal, numa das lojas do Mercado Municipal de Espinho, organizado pelo Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Espinho.
Para além de termos tido a possibilidade de ver ou adquirir produtos de artesões de Espinho, tivemos a oportunidade de assistir ao trabalho ao vivo dos artesãos Herculano Alves e Alexandre Marinheiro, acompanhados pela animação da dupla espinhense Tó Vasconcelos e Irene Vieira.

Apresentação dos participantes:
Herculano Alves
Realiza trabalhos em madeira. Começou aos 11 anos como empregado de tapeteiro e foi nesta empresa que lhe despertou o interesse por trabalhar na madeira, graças ao carpinteiro que fazia manutenção aos teares. Iniciou-se com caravelas feitas em madeira de caixas de fruta e, depois, barcos de arte Xávega, raias, golfinhos, douradas, sardinhas e outros. Mais tarde, começou também a trabalhar com raízes de árvores e troncos, modelando diversas esculturas, algumas delas premiadas.
Hoje, a sua imagem de marca é sem dúvida, a arte xávega, para além de outras criatividades em troncos de árvore.

Alexandre Marinheiro
A sua especialidade artesanal é a miniatura em madeira e tem apresentado a sua arte quase no país inteiro.
Começou a ir à lenha a uma tanoaria e pediu a opinião do tanoeiro e artesão Alberto Pinto sobre umas pecinhas que tinha feito, sendo motivado a encetar a atividade de artesão há mais de 25 anos.

Animação: Tó Vasconcelos e Irene Vieira
A dupla espinhense Tó Vasconcelos e Irene Vieira tocam e cantam grandes melodias internacionais de todos os tempos de forma acústica e intimista. Irene Vieira sendo autora de lindas canções sobre Espinho, canta de alma e coração a sua terra em todos os espetáculos. A dupla ainda recupera e interpreta outras lindas canções de diversos autores espinhenses e neste propósito deram origem a mais um grupo musical em Espinho – Quarteto RitMar.