12.3 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Vila de Anta celebrou 23 anos

O Auditório da Academia de Espinho foi o palco, na noite do passado sábado, dia 28 de Maio, da Sessão Solene comemorativa do 23.º aniversário da Elevação de Anta a Vila, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Anta e Guetim que contou com a presença de uma centena de pessoas, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira.

A noite contou com as atuações de Diego Hart, Luis Bettencourt e Ana Sofia, trio de piano, violino e violoncelo da Escola Profissional de Música de Espinho, e também com declamação de poesia por Ester de Sousa e Sá e Conceição Freitas.

Seguiu-se a homenagem a três figuras ilustres de Anta e uma colectividade: Matilde Moreira e Matilde Calado, dupla campeã nacional de sub-16 de voleibol de praia, o Diácono Joaquim Vieira e Domingos Silva, alfaiate. O Prémio Instituição Desportiva foi para o Nova Semente GD.

O Presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim começou por sublinhar que “o reconhecimento de Anta como vila não pode ficar registado como um mero ato administrativo de organização territorial” porque nesse dia “há 23 anos iniciámos um percurso de valorização do nosso território e dos Antenses”.

Nuno Almeida lembrou as dificuldades, mas deixou claro: “Conseguimos concretizar projetos muito importantes como a renovação dos cemitérios em Anta e em Guetim, a abertura do posto dos CTT, a requalificação de algumas ruas e passeios, obras de beneficiação das nossas habitações sociais, a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e o reforço da limpeza urbana. Para além disso, estamos a implementar uma nova dinâmica de valorização cultural na freguesia, com a realização de eventos que começam a deixar a sua marca”.

O autarca aproveitou ainda para anunciar novas iniciativas e projectos que quer ver concretizados em breve.

“Estamos também a preparar a implementação do conceito que agora vos quero apresentar: Anta como Capital do Violino. Temos de ser capazes de valorizar e promover o nosso património cultural e histórico. E aqui em Anta temos verdadeiros mestres do Violino. Os luthiers da família Capela são um orgulho para a nossa Vila e a sua relação com a tuna e com a academia de música proporciona todas as condições para que Anta se afirme como uma referência e como Capital do Violino”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Espinho começou por felicitar a Vila de Anta e elogiar Nuno Almeida “pela iniciativa e pela escolha dos homenageados”.

Pinto Moreira deixou ainda a promessa de requalificar a Rua Dias Afonso, de iniciar o processo de expansão da rede saneamento e voltou a garantir o relvado sintético de Guetim.

O autarca frisou ainda que apesar “das diferenças ideológicas” é possível “trabalhar em conjunto com a Junta de Freguesia de Anta e Guetim para assim garantirmos que prossegue o desenvolvimento da freguesia”.

Nota de Imprensa

Imagens: Filipe Couto

MAIS FOTOS AQUI

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR