29.1 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Julho 24, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Vila de Anta comemora 30 anos de elevação

Na noite do passado sábado (27 maio) comemorou o 30º aniversário da sua elevação a vila. A cerimónia foi marcada por emocionantes homenagens e o anúncio de algumas novidades para a localidade.

O primeiro homenageado da noite foi Pedro Gonçalo Pereira, natural de Anta, de 46 anos, pelo seu excelente percurso como árbitro e pela sua importância na modalidade de futsal.

No campo desportivo, também foram homenageadas Carolina Rocha, Marta Teixeira e Catarina Lopes, atletas da modalidade de futsal do Novasemente Grupo Desportivo, que conquistaram o título de campeãs mundiais de futsal universitário pela Seleção Portuguesa.

Outro ilustre antense distinguido foi Américo Couto, de 52 anos, recentemente campeão mundial no Campeonato Mundial de Panificação, Bread in The City, em Itália, com a sua equipa Pão Rosa Negra. A Junta considera-o um embaixador das tradições padeiras de Anta e uma inspiração para as gerações futuras.

O último homenageado da noite foi José Manuel Bessa da Rocha, uma figura reconhecida na freguesia e no concelho. Embora tenha nascido em Castelo de Paiva, José Manuel Bessa adotou Esmojães e a vila de Anta como a sua terra. Este homem multifacetado e apaixonado pela arte toca violino, concertina e encanta crianças e adultos com as suas marionetas.

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, no seu discurso anunciou que o financiamento para a Unidade de Saúde Familiar já está garantido e mencionou algumas obras de melhoria nas vias rodoviárias e pontos de acesso a Anta.

Depois dos discursos seguiu-se o concerto da Tuna Musical de Anta, sob a direção do maestro Humberto Granja. Neste espetáculo participaram os coros da Tuna, o coro e elementos da Banda de S. Tiago de Silvalde e o coro do Orfeão de Espinho. A noite contou também com um momento de interação entre a banda e bailarinas da Academia de Dança, Música e Teatro de Lourosa.

PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO
Importa salientar que as comemorações tiveram início na manhã de 27 de maio, com o hastear das bandeiras no edifício da Junta de Freguesia de Anta/Guetim, e terminaram no domingo, com a realização de uma Caminhada organizada pelo grupo “Anta a Mexer” e “ADUSA”, seguida da Eucaristia e Romagem ao Cemitério. O dia encerrou com uma tarde de convívio e animação na Associação de Moradores da Idanha, contando com a participação especial da cantora espinhense Irene Vieira e de Paulo Resende na viola.

MAIS FOTOS NA NOSSA GALERIA DE IMAGENS DO FACEBOOK

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho recebeu seminário dos Rotary

0
No último sábado, dia 20 de julho, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE) foi palco do "1º Seminário / Subsídios Distritais...

Apresentação do projeto do novo Centro Integrado de Saúde da Marinha

0
A Câmara Municipal de Espinho revelou na passada segunda-feira os planos para o novo Centro Integrado de Saúde da Marinha, destacando a contratação iminente...

Assinatura do Protocolo de colaboração entre o Município de Espinho e a Associação Patinhas...

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, outorgou hoje, com as representantes da Patinhas sem Lar – Associação de Proteção de...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR