20.9 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Agosto 16, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

“Vir a Banhos” regressou à Praia de Espinho

Espinho sempre foi uma das principais estâncias balneares de Portugal, atraindo para as nossas praias gente vinda de todo o país. Para além do sol, das águas terapêuticas do mar e da praia, que se fazia mediante prescrição médica, vivia-se em Espinho um ambiente único de glamour que marcou claramente aquela época.

Reconhecendo a importância e simbolismo histórico e cultural de ‘Vir a banhos’, a Câmara Municipal de Espinho organizou no passado fim de semana duas recriações históricas que levaram o público numa viagem no tempo até aos inícios do século XX.

No sábado, 9 de julho, decorreu o desfile de trajes de burgueses, fidalgos e lavradores abastados, numa recriação de um passeio à época. No domingo, 10 de julho, a praia de Espinho foi o palco do ‘Vir-a-Banhos’, uma recriação de uma praia dos inícios do Séc. XX, onde foram retratadas algumas das principais personagens, numa divertida recriação que evocou a importância fundamental do veraneio no desenvolvimento e crescimento de Espinho.

O Vir a Banhos é, portanto, uma autêntica viagem no tempo, e que contou com a participação de cerca de 80 figurantes, onde foram retratadas algumas das principais personagens da época: banhistas vestidos a preceito, vilões, fidalgos, teatro de robertos, fotógrafo ‘à la minute’ e vendedores ambulantes.

‘Vir-a-Banhos’, foi uma organização da Câmara Municipal de Espinho com o apoio do Grupo Cultural e Recreativo Semente, Rancho Folclórico Santiago de Silvalde, Rancho Folclórico Nª Sr.ª dos Altos Céus, Rancho Regional Recordar é Viver, Associação Espinho Vida e Associação Desportiva Gymnostar.

GALERIA DE IMAGENS

Latest Posts

spot_imgspot_img

NÃO DEIXE DE VER

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR